E-RN 800x105

Bolsonaro questiona qualidade do combustível vendido no Brasil e defende gasolina 15% mais barata

Por Rogério Magno em 20/02/2021 às 14:32:16

Após trocar o comando da Petrobras na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar neste s√°bado que n√£o interferiu na estatal. Ele também questionou a qualidade do combust√≠vel vendido no Brasil e disse que, "se todos os órg√£os tivessem funcionando", a gasolina deveria ser 15% mais barata. As declara√ß√Ķes foram dadas em live no Instagram.

Vou continuar sem interferir, interfer√™ncia zero. Contudo, vai ter transpar√™ncia e previsibilidade. N√£o adianta a imprensa falar que eu intervim. Estou na mesma linha que na quest√£o da Pol√≠cia Federal, e n√£o acharam nada de interfer√™ncia minha no tocante à PF — disse, em refer√™ncia às acusa√ß√Ķes do ex-ministro da Justi√ßa Sergio Moro.

Na noite de ontem, Bolsonaro anunciou a demiss√£o do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. O dirigente da estatal vinha irritando Bolsonaro por conta do aumento dos combust√≠veis, especialmente o diesel. A situa√ß√£o se agravou depois que Castello Branco, em Janeiro, ainda sob a press√£o da amea√ßa de greve dos caminhoneiros, afirmou que a insatisfa√ß√£o da categoria é "um problema que n√£o é da Petrobras".

Na transmiss√£o deste s√°bado, Bolsonaro afirmou que a prova de que n√£o haveria interfer√™ncia na Petrobras é que o reajuste de 15% no disel permanece, apesar da mudan√ßa no comando. A troca, no entanto, ainda n√£o foi efetivada. Em seguida, questionou a qualidade do combust√≠vel vendido no Brasil e pediu mais transpar√™ncia no setor.

Agora uma pergunta a voc√™s: voc√™ sabe que quando voc√™ coloca seu combust√≠vel no carro voc√™ n√£o tem certeza se tem marcando 30 litros l√° no visor da bomba se t√° entrando 30 litros, n√£o sabe a qualidade desse combust√≠vel — disse, acrecentando:

Quando voc√™ a nota fiscal voc√™ também n√£o sabe quanto de imposto é federal, quanto é estadual, quando é a margem de lucro dos postos e quanto se paga também na quest√£o da distribui√ß√£o. Voc√™ n√£o sabe de nada, é uma caixa preta — afirmou.

De acordo com o presidente, em alguns locais do pa√≠s os "postos de gasolina est√£o nas m√£os de gente que faz parte de organiza√ß√Ķes criminosas" e é preciso solucionar esse problema. Ele também disse que, caso os órg√£os de fiscaliza√ß√£o estivessem funcionando, o combust√≠vel deveria ser 15% mais barato.

Hoje em dia eu acho que a gasolina, combust√≠vel, poderia ser, no m√≠nimo, 15% mais barato, se todos os órg√£os tivessem funcionando. Quem s√£o todos os órg√£os? os órg√£os de fiscaliza√ß√£o ou de colabora√ß√£o para fiscalizar — afirmou, citando a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia, a Receita Federal e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Bolsonaro criticou a Receita Federal "que tem que ver a nota fiscal e n√£o v√™" e deu um ultimato ao Inmetro para elaborar uma "maneira de nós realmente aferirmos a dist√Ęncia, se aquele posto est√° vendendo uma quantidade certa de combust√≠vel".

Outras quest√Ķes que fazem parte da qualidade do combust√≠vel s√£o outros órg√£os que ninguém nunca se preocupou em fazer absolutamente nada. Tem aumento de combust√≠vel e o pessoal aponta para o presidente da Rep√ļblica. Isso vai mudar, j√° come√ßou a mudar — completou.

Presidente critica home-office

Ao comentar sobre a mudança na estatal, Bolsonaro afirmou que tanto Castello Branco quanto a diretoria da Petrobras estavam trabalhando de casa desde março do ano passado. Segundo Bolsonaro, "não dá para estar a frente de uma estatal dessa forma, coisas erradas acontecem".

Uma curiosidade: voc√™s sabiam que desde mar√ßo do ano passado o presidente da Petrobras est√° em casa, assim como toda sua diretoria? N√£o d√° para governar, estar a frente de uma estatal dessa forma, coisas erradas acontecem. Um novo presidente, caso aprovado pelo conselho, espero que seja aprovado pelo conselho, vai dar uma nova dinamica para a Petrobras — comentou.

Desde o início da pandemia da Covid-19, Bolsonaro critica medidas de isolamento social, bem como o uso de equipamentos de proteção contra o vírus, como máscaras.

O Globo

Fonte: Blog do BG

Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios