Arauz e Lasso disputam segundo turno no Equador

Por Rogerio Magno em 21/02/2021 às 10:05:07

Rodrigo Buendia/AFP

O economista de esquerda Andrés Arauz e o ex-banqueiro de direita Guillermo Lasso disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Equador em 11 de abril, após a realização do primeiro turno há duas semanas - anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) neste domingo (21).

Arauz, herdeiro do ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017), venceu o primeiro turno com 32,72% dos votos, seguido de Lasso (19,74%) e do líder indígena de esquerda Yaku Pérez (19,39%), conforme anúncio dos resultados feito pelo secretário do CNE, Santiago Vallejo.

Antes de os resultados serem declarados, o conselho negou o pedido de Perez para uma recontagem em 17 das 24 províncias do país andino, alegando fraude e manipulação de dados de contagem de votos. A CNE disse que Perez não apresentou provas suficientes para apoiar as reivindicações.

Perez tem feito manifestações desde a semana passada com centenas de equatorianos indígenas através do planalto central do país em direção à capital Quito para exigir uma recontagem. Outros grupos da sociedade civil anunciaram planos de se manifestar a favor de Perez na próxima semana.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab