Países do G7 condenam violência contra manifestantes em Mianmar

Por Rogerio Magno em 23/02/2021 às 07:12:58

Reuters

Os ministros das Relações Relaciones Exteriores dos países do G7 afirmaram nesta terça-feira (23) que "condenam com firmeza" a violência contra manifestantes em Mianmar pelas forças de segurança. Eles pediram que "se respeitem os direitos humanos e o direito internacional".

"Usar munição letal contra pessoas desarmadas é inaceitável", afirma o comunicado do grupo que inclui Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, assim como um representante da diplomacia da União Europeia.

"Qualquer um que responda a protestos pacíficos com violência deve prestar contas", disseram os chanceleres do G7 a nota.

LEIA TAMBÉM: Secretário-geral da ONU pede fim imediato da repressão em Mianmar

Biden pede por defesa da democracia e oposição a regimes autoritários em 1º discurso internacional

"Condenamos a intimidação e opressão daqueles que se opõem ao golpe. Manifestamos nossa preocupação com a repressão da liberdade de expressão, incluindo o corte da internet e mudanças draconianas na lei que reprime a liberdade de expressão", acrescenta a nota do G7.

O grupo pede à junta militar o fim do "ataque sistemático" contra manifestantes, médicos, a sociedade civil e jornalistas, assim como a revogação do estado de emergência no país asiático.

A repressão a um protesto contra o golpe militar em Mianmar deixou ao menos dois mortos neste sábado (20), informou o serviço birmanês de emergências. Na sexta, uma jovem morreu depois de ser alvejada por tiros de metralhadora em uma manifestação.

VÍDEO: Jovem morta pela polícia é homenageada em Mianmar

Os militares que deram o golpe de Estado em Mianmar no início do mês semanas estão sob forte pressão, depois das manifestações dos birmaneses nas ruas e do anúncio de novas sanções contra os generais por parte dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

VÍDEOS mais vistos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab