Infectologista defende lockdown para frear pandemia no RN: "Forma mais rápida para desafogar sistema de saúde"

Segundo Marise Reis, médica infectologista e integrante do comitê científico que assessora o Governo do Estado, medida é necessária em razão do esgotamento do sistema de saúde a partir da sequência de altas taxas de ocupação de leitos críticos Covid

Por Rogério Magno em 24/02/2021 às 08:39:36

A médica infectologista Marise Reis, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do comitê científico que assessora o Governo do Estado, disse ao Agora RN que há indicação de lockdown por, pelo menos, 15 dias. O objetivo da ação rígida de confinamento é frear o iminente avanço da pandemia da Covid-19 localmente a partir da restrição da circulação de pessoas.

O Rio Grande do Norte está enfrentando uma sequência de altas taxas de ocupação de leitos críticos Covid. A taxa se manteve acima de 80% por seis dias seguidos, de acordo com dados da plataforma Regula RN. A marca, que foi ultrapassada na última quinta-feira 18, preocupa o poder público e o povo potiguar.

De acordo com Marise, a manutenção do índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) acima de 80% indica a falência do sistema público de saúde. "É o esgotamento do sistema para dar conta do grande volume de casos. Isso significa risco altíssimo de muita gente precisar de leito de UTI e não ter.

Pelos critérios da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), isso é indicação de lockdown. Teria que fechar por 15 dias para reduzir a transmissão, essa é a forma mais rápida para desafogar a pressão sobre o sistema de saúde.

Nossa situação atual é bastante delicada", afirmou. Na quinta 18, a taxa de ocupação chegou a 81,82% em todo o estado. Na sexta 19, a taxa registrada foi de 83,14%. No sábado 20, o índice bateu 85,55% – pior número desde 17 de julho, quando a taxa chegou a 86,97%. Já no domingo 21, o número chegou a 84,41%. Na segunda 22, 85,44%. Nesta terça-feira 23, às 16h, a taxa bateu 82,39%, com 234 leitos críticos ocupados no Rio Grande do Norte e apenas 35 leitos disponíveis.

Observando o avanço da pandemia, o Governo do Estado publicou um decreto no sábado 20 recomendando aos Municípios a ampliação de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19 e evitar o colapso na rede de saúde. As medidas foram sugeridas pelo comitê científico estadual. O decreto recomenda aos municípios, por 14 dias, a suspensão do funcionamento de bares, restaurantes e similares após às 22h para atendimento ao público, a proibição de festas ou eventos promovidos por entes públicos ou iniciativa privada, além do impedimento da venda de bebidas alcoólicas e consumo em ambientes públicos após às 22h.

O documento recomenda ainda o estabelecimento de barreiras sanitárias nos municípios turísticos. Logo em seguida, algumas gestões municipais editaram decretos baseados nas sugestões do Estado. Nesta segunda-feira 22, a Prefeitura do Natal publicou decreto determinando a limitação de funcionamento de bares e restaurantes, definindo o encerramento das atividades às 22h, incluindo as apresentações com música ao vivo.

Foi proibida também a realização de festas, shows e eventos comerciais, incluindo eventos comemorativos em ambientes fechados, sejam públicos ou privados. O decreto municipal prevê aplicação de multas aos donos dos estabelecimentos que descumprirem as determinações, de acordo com o artigo 10 da Lei Federal nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977 – dentre elas o fechamento e a interdição do estabelecimento, além de multa no valor de até R$ 20 mil.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab