Câmeras que identificam veĂ­culos com multas e queixas de roubo serão usadas na Grande Natal, diz Sesed

Por Rogério Magno em 24/02/2021 às 12:48:01

Divulgação

O Centro Integrado de Operações de Segurança PĂșblica (Ciosp) deve receber até março a implantação de câmeras e escâneres capazes de interagir com o sistema do Detran e identificar, em tempo real, veĂ­culos circulando de forma irregular em Natal e região metropolitana - seja por multa ou queixa de roubo, por exemplo.

Ao todo, 40 câmeras fixas serão instaladas na capital e municĂ­pios vizinhos, segundo informou a Secretaria Estadual de Segurança PĂșblica do Estado.

"Em uma blitz de trânsito, por exemplo, os policiais que estão na fiscalização terão a confirmação imediata, antes mesmo de o veĂ­culo ser abordado, de que ele tem problemas de documentação ou se possui queixas de furto ou roubo. Isso vai tornar a fiscalização mais segura e mais efetiva", destacou o coronel Kleber Macedo, coordenador do Ciosp.

De acordo com a Sesed, os equipamentos foram comprados através do programa Governo Cidadão, em parceria com o Banco Mundial. O governo não divulgou o valor das 40 câmeras, mas informou que eles fazem parte de um pacote maior de investimentos que chegarĂĄ a R$ 7 milhões.

OcorrĂȘncias registradas

De acordo com a Sesed, em menos de dois meses, as 117 câmeras monitoradas pelo Ciosp na Grande Natal jĂĄ foram responsĂĄveis por 34 ocorrĂȘncias geradas a partir de alertas do sistema de videomonitoramento, em 2021. Do total de ocorrĂȘncias, 18 terminaram com pessoas levadas a delegacias.

Oito pessoas em atitude suspeita,

Uma por lesão corporal,

TrĂȘs presas em flagrante por trĂĄfico de drogas,

Duas por roubo,

Uma por furto,

Uma por ato obsceno

Duas por descumprimento de lei de combate a doenças contagiosas.

No Ășltimo final de semana, dois homens foram presos em flagrante e uma motocicleta roubada foi recuperada com a ajuda do videomonitoramento, que acionou e orientou os policiais a chegarem aos criminosos. A ação aconteceu na Praia do Meio, em Natal. O veĂ­culo havia sido roubado na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade. Toda a ação da prisão foi filmada pelas câmeras.

Salvamentos

Com relação a outros tipos de acionamento, sendo cinco pessoas resgatadas durante tentativas de suicĂ­dio e duas em situação de afogamento em praias da capital. O videomonitoramento ainda ajudou o policiamento a recuperar trĂȘs veĂ­culos roubados. As demais ocorrĂȘncias foram referentes a colisões de trânsito e atropelamentos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab