Premiê armênio denuncia tentativa de golpe de estado por militares

Por Rogerio Magno em 25/02/2021 às 07:34:15

Arnd Wiegmann/Reuters/Arquivo

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, denunciou nesta quinta-feira (25) uma tentativa de golpe de estado pelos militares depois que o chefe do Estado-Maior ordenou a renúncia de seu governo.

"Considero que a declaração do Estado-Maior é uma tentativa de golpe de estado", disse Pashinyan em um comunicado. "Peço a todos os nossos partidários que se reúnam na Praça da República em Yerevan."

Pashinyan vem enfrentando protestos da oposição que pede por sua saída depois do conflito com o Azerbaijão – que durou cerca de seis semanas – na região de Nagorno-Karabakh, no ano passado.

Relembre o confronto no VÍDEO abaixo

5 pontos para entender os confrontos entre Armênia e Azerbaijão

O líder do governo armênio demitiu o chefe do Estado-Maior, general Onik Gasparian, durante um pronunciamento transmitido pela internet.

Ele disse que um substituto será anunciado "mais tarde" e que a crise será controlada seguindo a Constituição.

"O que importa é manter o poder nas mãos do povo, porque eu considero que o que está acontecendo agora é um golpe militar", Pashinyan.

Não está claro se as Forças Armadas movimentaram o Exército para exigir a saída de Pashinyan ou se a ameaça foi apenas verbal.

O governador da região de Nagorno-Karabakh, Arayik Harutyunyan, se ofereceu como mediador da crise entre o primeiro-ministro e o Exército armênio.

"Já derramamos muito sangue", disse Harutyunyan em um pronunciamento. "É hora de vencer essa crise e seguir em frente. Estou em Yerevan pronto para me tornar um mediador nesta crise política."

Conflito em Nagorno-Karabakh

Soldados do Azerbaijão e forças separatistas pró-Armênia que controlam Nagorno-Karabakh, região conhecida também como Artsakh, entraram em conflito em 27 de setembro.

Foi a pior série de confrontos desde a guerra travada entre 1988 e 1994, quando dezenas de milhares de pessoas morreram na disputa territorial.

SAIBA MAIS: A antiga disputa por Nagorno-Karabakh

Os dois lados se acusaram mutuamente pelo começo das hostilidades.

O Azerbaijão tenta retomar o controle da região, que formalmente fica em território azeri, enquanto a Armênia quer manter o status autônomo da área acordado desde a década de 1990 pelos países do Grupo de Minsk: Rússia, Estados Unidos e França.

De um lado, armênios argumentam que são a maioria étnica e, por autodeterminação dos povos, têm direito ao controle de Nagorno-Karabakh. Do outro, os azeris entendem que também têm aquela região como parte do território histórico do Azerbaijão.

Os países assinaram, em novembro, um acordo mediado pela Rússia para acabar com os violentos combates pelo controle do território que fica na fronteira entre os dois países. O anúncio da trégua provocou manifestações de alegria no Azerbaijão e protestos na Armênia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab