Indígenas começam a ser vacinados no Rio Grande do Norte

Por Rogério Magno em 26/02/2021 às 18:59:26

Divulgação/Sesap

Os indígenas começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira (26) no Rio Grande do Norte. Nesta primeira etapa, oito municípios foram contemplados: Goianinha, Baía Formosa, Assu, Apodi, João Câmara, Jardim de Angicos, Macaíba e Natal.

O governo do RN informou que recebeu, neste último lote enviado de doses de Oxford/AstraZeneca, 2.920 vacinas direcionadas aos indígenas, grupo que integra a fase inicial plano de imunização nacional do Ministério da Saúde.

“Uma grande conquista e esperança para a população indígena do RN”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

As vacinas estão sendo aplicadas por equipes itinerantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com apoio dos municípios. "A estratégia de imunização in loco, além de garantir o acesso, possibilita que as equipes de saúde dos municípios façam um reconhecimento desse local, na perspectiva de entender e perceber as condições sanitárias e as medidas de prevenção que estão sendo adotadas no combate ao coronavírus", disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia.

"Além de um momento de vacinação é um momento de educação e saúde, onde estado e municípios informam à população todas as medidas necessárias para evitar a transmissão dentro dos territórios”.

Natal também estava entre os municípios que integram esta primeira etapa de imunização dos indígenas, porém o município devolveu as doses alegando não reconhecer população indígena no seu território.

A Sesap, no entanto, diz ter registro de população indígena na Zona Norte da cidade e pedirá apoio ao Ministério Público para o atendimento a essa comunidade.

De acordo com a Sesap, o RN tem 6.067 indígenas em nosso território estadual, das etnias potiguara, tapuia e tapuia paiacú. Os indígenas estão distribuídos em 15 comunidades nos municípios de: Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

Atualmente o Rio Grande do Norte tem aproximadamente 90 mil pessoas vacinadas, de acordo com a plataforma RN+ Vacinas, que monitora a imunização no estado.

O RN já recebeu até o momento 230.240 doses de vacinas, entre CoronaVac (163.240) e Oxford/AstraZeneca (67.000). Nesta semana, além de doses de Oxford, o Ministério da Saúde também enviou novas doses de CoronaVac.

A imunização contra a Covid-19 ainda corre em ritmo lento no estado e no Brasil e vê um agravamento da pandemia em todo o estado, com o número de casos aumentando, mais pacientes internados, e a pressão sobre os leitos críticos. Segundo Fátima Bezerra (PT), o sistema de saúde da Grande Natal já colapsou.

Veja também: 'Apavorados', 'entrando em colapso', 'semanas muito difíceis'... No vídeo abaixo, veja as falas de autoridades estaduais e municipais sobre o avanço da pandemia no Brasil:

VÍDEOS: autoridades relatam apreensão com UTIs lotadas e aumento da Covid nos estados

Veja os vídeos mais assistidos do G1 RN

As vacinas serão aplicadas por equipes itinerantes da Sesap com apoio dos municípios. "A estratégia de imunização in loco, além de garantir o acesso, possibilita que as equipes de saúde dos municípios façam um reconhecimento desse local, na perspectiva de entender e perceber as condições sanitárias e as medidas de prevenção que estão sendo adotadas no combate ao coronavírus", coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab