Repressão a protestos contra golpe militar em Mianmar deixa dois mortos

Por Rogerio Magno em 28/02/2021 às 05:33:59

Stringer/Reuters

A repressão da polícia a protestos contra o golpe militar em Mianmar deixou dois mortos neste domingo (28), em Yangon, a maior cidade do país, e em Dawei, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters.

Entenda quem é quem no golpe de Mianmar

Facebook fecha contas vinculadas ao exército em Mianmar

Família de jovem morta pede que protestos continuem

Uma das vítimas é um homem que foi levado ao hospital depois de ter sido baleado no peito, de acordo com um médico que não quis se identificar. Em Yangon, a polícia teria atirado contra os manifestantes após não conseguir dispersar as multidões com gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

A segunda morte teria ocorrido em Dawei, cidade mais ao sul de Mianmar. O político Kyaw Min Htike disse à Reuters que policiais abriram fogo contra as pessoas, matando uma pessoa e deixando diversos feridos. A imprensa local em Dawei fala em três mortes.

Manifestante ferido é carregado em Dawei, em Mianmar, neste domingo (28)

Dawei Watch/via REUTERS

VÍDEO: Militares tomam o poder em Mianmar e lideranças são presas

Protestos vêm se espalhando por Mianmar desde que os militares tomaram o poder e prenderam a cúpula do governo, incluindo a maior liderança política do país, Aung San Suu Kyi.

Os atos são – em sua maioria – pacíficos, com os manifestantes carregando cartazes com mensagens incentivando atos de desobediência civil. Nos últimos dias, no entanto, houve uma escalada na repressão para tentar contê-los.

O governo proibiu concentrações, mobilizou veículos blindados, e efetuou prisões noturnas contra opositores. No sábado (27), a emissora estatal MRTV informou que 470 pessoas foram presas.

VÍDEOS: notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab