Senado aprova MP que facilita compra de vacinas contra a Covid-19, que segue à sanção presidencial

Por Rogério Magno em 02/03/2021 às 19:10:10

O Senado aprovou nesta terça-feira (2) medida provisória que cria um regime jurĂ­dico especial para a compra de vacinas contra a Covid-19 com a dispensa de licitação e determina à Anvisa que dĂȘ parecer para o uso de imunizantes jĂĄ aprovados por entidades sanitĂĄrias no exterior.

Aprovada por unânimes 73 votos e sem alterações em seu mérito, a MP 1026 segue à sanção presidencial. O relator da proposta, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), recomendou a aprovação do texto jĂĄ votado pelos deputados. Caso fosse modificada, ela teria de voltar à CÂmara dos Deputados.

A MP retomava polĂȘmica determinação à Anvisa que concedesse autorização temporĂĄria a vacinas e medicamentos contra a Covid-19 autorizados por autoridades sanitĂĄrias estrangeiras.

Mas ainda durante a votação na Câmara foi mudada e prevĂȘ, agora, que a agĂȘncia deverĂĄ emitir um parecer, e não a autorização em si, em até 7 dias. A regra vale para vacinas e medicamentos contra a Covid-19 com estudos na fase 3 concluĂ­dos ou com resultados provisórios, desde que tenham sido registrados ou autorizados para uso emergencial por, no mĂ­nimo, uma das autoridades sanitĂĄrias estrangeiras listadas no texto.

O rol inclui a AgĂȘncia de Alimentos e Medicamentos (FDA), dos Estados Unidos, a AgĂȘncia de Medicamentos Europeia (EMA), da União Europeia, e agĂȘncias do Japão, da China, do Reino Unido, da RĂșssia, além da Coreia do Sul e da Argentina, entre outras. Também serão aceitas autorizações de outras instituições com nĂ­vel de maturidade IV, pela Organização Mundial de SaĂșde (OMS), ou Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de medicamentos de Humano (ICH) e Esquema de Cooperação em Inspeção FarmacĂȘutica (PIC/S).

O lĂ­der do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que hĂĄ compromisso do Planalto de sanção integral da proposta, sem vetos.

Yahoo com Reuters

Fonte: Blog do BG

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab