Nota Pública do PSOL - Angicos (RN)

A vida antes do lucro

Por Rogério Magno em 03/06/2020 às 09:31:15

Nota Pública do PSOL – Angicos (RN)


O PSOL Angicos tem sido o único partido na cidade que tem orientado seus quadros e figuras públicas a alertar o conjunto da sociedade sobre os riscos que o Corona Vírus (Covid-19) representa e a insuficiência das ações tomadas pelo Poder Público. No Brasil o sistema de saúde entrou em colapso, mais de meio milhão de pessoas foram oficialmente contaminadas e registramos quase 30 mil óbitos, apesar dos números alarmantes o país ainda não atravessou o ponto crítico da crise (o chamado pico) e o contágio segue com uma velocidade exponencial.

Em Angicos (RN), as medidas de contenção do contágio tomadas pela Prefeitura Municipal de Angicos são em absoluto insuficientes e não foram capazes de mitigar o alastramento do contagio pelo SARS-COV2. Nenhum Plano de Contingência foi apresentado a população, o Comitê de Emergência só existe no Decreto que o instituiu e não congrega os setores da sociedade. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) dos trabalhadores da saúde nas barreiras sanitárias são inadequados: tecido Tnt tem sido utilizado como vestimenta de proteção, o que representa uma completa falta de zelo e compromisso com os profissionais envolvidos.

O desencontro entre as informações de monitoramento divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Angicos e a Sesap-RN mostra o total descrédito da gestão local. Enquanto praticamente todas as cidades do Estado ratificam os dados da Sesap, a impressão que a gestão Deusdete Gomes (PSDB) passa é que busca encobrir ou mascarar os números reais para evitar transtornos ou críticas políticas.

Nesta semana quando registra-se o 1º óbito por Covid-19 na cidade, tomamos ciência do Requerimento nº. 013/2020 de 22 de maio de 2020, protocolado pelo vereador Filipe Tiago de Araújo Braga (PMDB), onde pede a reabertura das academias no município. Apesar de uma iniciativa isolada que não recebeu a subscrição de nenhum outro parlamentar, o PSOL – Angicos, repudia a proposta e espera que a gestão Deusdete Gomes não institua o retorno de atividades não essenciais.

O PSOL Angicos, ainda através dessa Nota Pública, busca defender a centralidade de uma política que salve vidas na cidade. Neste momento defendemos que a gestão municipal adote o lockdown, no momento a única ferramenta capaz de paralisar o contagio, achatar a curva e zerar os casos. Defendemos que o Poder Executivo e o Poder Legislativo realizem um grande e amplo debate virtual com a sociedade para aprofundar o debate sobre o combate ao Covid-19 e o estudo sobre o lockdown como uma alternativa tendo em vista a situação de colapso dos serviços de saúde do Estado.

Executiva Municipal do PSOL – Angicos/RN, em 3 de junho de 2020.

Francisco Monteiro Neto

Presidente

Modesto Cornélio Batista Neto - Secretário Geral

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab