RN tem maior nĂșmero de pacientes internados com Covid-19 desde o inĂ­cio da pandemia

Por Rogério Magno em 04/03/2021 às 10:17:13

Ariel Dantas

Com 871 pessoas internadas por Covid-19, o Rio Grande do Norte registrou o maior nĂșmero internações pela doença, desde o inĂ­cio da pandemia, nesta quarta-feira (3). O boletim divulgado pela Secretaria de SaĂșde do Estado aponta 464 pessoas em leitos de UTI e semi-intensivos e 407 em leitos clĂ­nicos. Os dados são das redes pĂșblica e privada.

Em 25 de fevereiro, estado alcançou um recorde de 741 pacientes internados em leitos clĂ­nicos, UTIs e semi-intensivos - mas o nĂșmero jĂĄ vinha sendo superado nos Ășltimos dias, com mais de 800 internados. Ao longo de todo o ano de 2020, o maior nĂșmero de pessoas internadas havia sido registrado em 28 de junho, quando o estado chegou a ter 692 pessoas em leitos de todos os tipos.

O aumento de casos no Rio Grande do Norte provocou uma pressão por leitos de Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (4), apesar de contar com 299 leitos crĂ­ticos na rede pĂșblica, o estado registrava uma taxa de ocupação de leitos acima de 93% e ainda contava 50 pacientes na fila de espera por apenas 18 leitos disponĂ­veis.

Superlotação

Também manhã desta quinta-feira (4), a Maternidade Escola JanuĂĄrio Cicco (MEJC), ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, informou que trabalha 20% acima de sua capacidade de atendimento.

"Todos os leitos das enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva e destinados à covid-19 estão ocupados, de modo que, temporariamente, não hĂĄ condições de atendimento à novas pacientes", informou a unidade, por meio de nota. "A enfermaria de alto risco atualmente com 17 leitos, encontra-se com 50% acima de sua capacidade. Por isso, é recomendĂĄvel que as grĂĄvidas, portadora de Covid-19, sejam encaminhadas para outras maternidades, jĂĄ que estamos com 100% dos leitos destinados à Covid-19, ocupados", acrescentou.

Medidas

Diante do quadro, o governo tenta abrir novos leitos, mas o secretĂĄrio estadual de SaĂșde, Cipriano Maia, considera que não adianta abrir novos leitos se o nĂșmero de casos também continuar aumentando. Em entrevista ao Bom Dia RN, ele afirmou que o estado deverĂĄ anunciar novas medidas de restrição para tentar conter o avanço das contaminações e internações.

"Vivemos um momento trĂĄgico, um momento triste, onde estamos vendo cada dia mais o sistema de saĂșde superlotado, saturado, em muitas regiões, em muitos estados do paĂ­s, e aqui não seria diferente. Estamos abrindo leitos, mas essa abertura de leitos tem um limite humano, de profissionais, e ainda de insumos, de equipamentos".

No podcast O Assunto, o jornalista potiguar Matheus Magalhães relatou o caso do próprio pai, que precisou de um leito de UTI em Natal, mas só conseguiu atendimento em um hospital militar de Recife.

Veja os vĂ­deos mais assistidos no G1 Rio Grande do Norte

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab