Primeiro milhão de doses de vacinas de Oxford fabricado pela Fiocruz passa por controle rigoroso

Por Rogério Magno em 05/03/2021 às 05:49:54

O primeiro milhão de doses de vacinas Oxford/AstraZeneca fabricado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) já está passando pelos controles rigorosos de produção antes de ser disponibilizado à população. Já prontas, as doses descansam neste momento em uma estufa a 30º para verificar se não vão sofrer qualquer tipo de contaminação. Ou seja, se o material permanece estéril.

O processo deve levar cerca de duas semanas. No período, é verificado se microorganismos começam a crescer no imunizante. Se isso ocorrer, tudo tem que ser jogado fora e uma nova fabricação recomeça do zero. Mas a chance é considerada mínima.

Os primeiros controles têm que ser os mais rigorosos —e, por isso, duram mais tempo. Depois que a vacina passa pelo teste, ela pode, enfim, ser aplicada. A entrega das primeiras doses está prevista para meados de março.

Este será o primeiro lote da Oxford/AstraZeneca fabricado no Brasil. Até agora, as doses distribuídas foram importadas já prontas da Índia. Em paralelo, a Fiocruz espera a aprovação do registro definitivo da vacina pela da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com o registro e uma maior quantidade de matéria-prima que será entregue em março, a fundação prevê que milhões de doses serão entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunização) em abril.

Fonte: Blog do BG

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab