Austrália pede que União Europeia reveja veto à exportação de vacina da AstraZeneca

Por Rogerio Magno em 05/03/2021 às 13:22:16

AP Photo/Alessandra Tarantino

A Austrália pediu nesta sexta-feira (5) à Comissão Europeia que reveja sua decisão de bloquear a exportação de um carregamento de vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca, enquanto países que importam doses fabricadas na União Europeia temem um possível impacto nos suprimentos.

O Executivo do bloco apoiou uma decisão da Itália de segurar um carregamento de 250 mil doses da vacina da AstraZeneca com destino à Austrália, disseram autoridades europeias, a primeira recusa de um pedido de exportação desde que um mecanismo para monitorar os fluxos de vacina foi criado no final de janeiro.

Após anunciar atraso, AstraZeneca defende plano de distribuição de vacinas para União Europeia

A medida foi uma reação aos atrasos da AstraZeneca para entregar vacinas à União Europeia. A empresa disse que pode fornecer somente cerca de 40 milhões de doses até o final deste mês -- seu contrato prevê 90 milhões.

Uma autoridade disse que, inicialmente, a farmacêutica anglo-sueca pediu às autoridades italianas que liberassem o envio de mais doses à Austrália, mas que reduziu seu pedido a 250 mil após uma recusa inicial da Itália, onde parte das vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca são envasadas.

Uma porta-voz da Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que esta não recebeu nenhum pedido específico do Ministério da Saúde da Austrália quanto ao bloqueio da vacina.

O ministro da Saúde australiano, Gregory Hunt, disse que seu país já recebeu 300 mil doses da vacina da AstraZeneca, que durarão até a produção local da vacina aumentar, e acrescentou que as doses em falta não afetarão o programa de inoculação.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab