Fifa e Conmebol adiam para sábado a definição sobre rodadas das Eliminatórias

Ficou para esse sábado uma definição a situação das rodadas deste mês das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022,...

Por Rogério Magno em 05/03/2021 às 19:49:34

Ficou para esse sábado uma definição a situação das rodadas deste mês das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Catar. Após uma reunião por videoconferência nesta sexta-feira entre o presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Dominguez, e as 10 associações membro da entidade da América do Sul, só ficou acertado o compromisso da Fifa em “seguir buscando soluções” para a questão da liberação de jogadores de clubes europeus diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus. “Foi realizada uma sessão de trabalho da Fifa, Conmebol e associações membro sobre as rodadas de março das Eliminatórias. A Fifa se comprometeu em seguir buscando uma solução para o conflito causado pela resistência dos clubes europeus em ceder seus jogadores sul-americanos às suas respectivas seleções devido à pandemia da covid-19”, informou a Conmebol em um comunicado oficial.

Com a nova regra de liberação de jogadores feita pela Fifa em fevereiro, os clubes não são obrigados a ceder seus atletas para atuarem em países com quarentenas de mais de cinco dias na volta. Com isso, muitos não poderiam jogar pelas suas nações. Inclusive, a convocação da seleção brasileira, inicialmente programada para esta sexta-feira, não aconteceu. A quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas está marcada para os próximos dias 25 e 26, enquanto que a sexta será no dia 30. O primeiro adversário do Brasil será a Colômbia, fora de casa, na cidade de Barranquilla, e depois fará o clássico diante da Argentina, na Arena Pernambuco, no Recife.

A opção a ser estudada é que os jogos adiados sejam distribuídos nas datas Fifa, menos no mês de junho, já que logo depois começará a Copa América, adiada em um ano por causa da pandemia. No entanto, a Conmebol não deverá aceitar a ideia de adiamento e quer que a Fifa pressione os clubes a liberarem os jogadores para jogar na América do Sul. Em relação ao Brasil, o Tite teria dificuldades em contar com jogadores da Alemanha, Itália e Inglaterra, pelo menos. Os três países estão com regras rigorosas na entrada de pessoas aos países vindo de locais onde os números da covid-19 são altos. Por outro lado, Espanha e França são mais flexíveis. Em 2020, foi aberta uma exceção aos jogadores e por isso as primeiras rodadas das Eliminatórias foram realizadas.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: JP

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab