EUA: Zoológico testa vacina anticovid em macacos após contaminação

Por Rogerio Magno em 06/03/2021 às 19:25:21

San Diego Zoo Wildlife Alliance/Reuters

Nos Estados Unidos, um grupo de grandes primatas também foram vacinados contra o coronavírus. Vários macacos de grande porte do Zoológico de San Diego, na Califórnia, receberam duas doses da vacina contra a Covid-19 - mas não a mesma vacina aplicada em humanos.

Eles são os primeiros primatas não humanos a serem protegidos da infecção causada pela Covid-19: quatro orangotangos e cinco bonobos.

Na sexta-feira (5), estes moradores do zoológico de San Diego receberam duas injeções de uma vacina experimental, projetada especificamente para animais e desenvolvida pela empresa especializada Zoetis.

A vacina veio para tranquilizar os responsáveis de um dos maiores zoológicos do mundo. No início de janeiro, vários gorilas do zoológico haviam testado positivo para coronavírus, e foram então colocados em quarentena.

Este foi o primeiro caso de transmissão da Covid-19 para macacos. O medo então era ver as contaminações se acelerarem nos primatas, com os quais nós, humanos, compartilhamos mais de 95% dos genomas comuns e, portanto, uma vulnerabilidade semelhante ao vírus.

No momento, não há efeitos colaterais nos primatas que acabaram de ser vacinados. Zoetis, uma empresa de pesquisa veterinária, ex-filial da Pfizer, continua seus experimentos.

Em última análise, esses avanços médicos deveriam ter como objetivo principal os grandes macacos ameaçados de extinção, principalmente os bonobos, que têm apenas 200 representantes em zoológicos em todo o mundo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab