Usuários encontram erro no Android que trava smartphone com papel de parede

Análise indica que problema está na compatibilidade com as cores definidas na imagem. Imagem que causa travamentos em alguns aparelhos Android. Esta versão da imagem foi [...]

Por Rogério Magno em 03/06/2020 às 20:56:19
Análise indica que problema está na compatibilidade com as cores definidas na imagem. Imagem que causa travamentos em alguns aparelhos Android. Esta versão da imagem foi convertida e deve ser inofensiva, mas não é recomendado configurá-la no aparelho.

Reprodução

O que é a pior coisa que pode acontecer configurando um papel de parede no celular? Graças a um "bug" no Android, alguns usuários que decidiram experimentar um "papel de parede bomba" estão precisando redefinir seus smartphones para a configuração de fábrica.

A imagem, quando configurada na tela inicial do celular, deixa o aparelho reiniciando constantemente, inviabilizando o uso. Em geral, o problema pode ser resolvido redefinindo o telefone – um procedimento simples e rápido, mas que apaga os dados armazenados no aparelho.

As fotos utilizadas pelo blog neste texto foram todas convertidas a partir da original e não devem apresentar risco, mas não é recomendado testá-las. Caso o aparelho apresente o defeito e não seja possível trocar o papel de parede, é preciso consultar o manual para realizar uma restauração forçada.

Não devem ocorrer danos permanentes ao smartphone, mas a redefinição apaga arquivos não sincronizados com a nuvem.

O caso ganhou popularidade quando um usuário do Twitter conhecido como "Ice Universe" divulgou a imagem, recomendado que ninguém configurasse a foto como papel de parede.

Muitos usuários decidiram arriscar – e acabaram com aparelhos travados, que reiniciam continuamente. Vídeos e fotos foram publicados por usuários em resposta ao tuíte, demonstrando o problema na prática.

"Ice Universe" é conhecido na rede social por divulgar detalhes antecipados sobre lançamentos da Samsung. Mas o problema também foi confirmado em outros aparelhos com Android 9 e 10. O Android 11 – que ainda não foi oficialmente lançado – não parece ter o defeito.

Como a tela inicial é muitas vezes personalizada pelos fabricantes, também é possível que smartphones de determinadas marcas não tenham o bug.

Segundo uma análise do "Ice Universe", o problema pode ter relação com o formato de cores utilizado pelo arquivo. Para representar as cores em arquivos e na tela, computadores e celulares utilizam tabelas de cores padronizadas de "espaços de cores". Por alguma razão, a tela inicial do Android estaria processando as cores de forma indevida, causando um travamento.

A "imagem bomba" está no formato de cores RGB, que é capaz de representar mais cores que o sRGB – o formato mais comum. Mesmo que o aparelho não seja compatível com essas cores, ele deve convertê-lo para o formato adequado. Em muitos arquivos, as cores são definidas de forma incorreta, o que também deve ser identificado para evitar erros de processamento.

O Android é plenamente capaz de realizar essa conversão. Ver a imagem na web não causa problemas, por exemplo. Mas, por algum motivo, a tela inicial processa a imagem de um jeito diferente.

O programador Davide Bianco, que trabalha em uma versão personalizada do Android, já enviou uma sugestão de código para o Android base, que é usado como ponto de partida para as derivações dos fabricantes. Se o problema realmente for esse e a sugestão for acatada, o código pode chegar aos telefones dos usuários em uma futura atualização e eliminar o "bug".

Em comunicado citado pela "BBC", a Samsung prometeu uma atualização no dia 11 de julho.

Usuário 'Ice Universe' enviou imagem original (esq.) para rede social chinesa e percebeu mudança nas cores, o que indicou a possibilidade de um problema no espaço de cores usado no arquivo.

Reprodução/Twitter/Ice Universe

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab