Homenagem da direção da 8ª Direc ao aniversário de 109 anos de fundação da Escola Estadual José Rufino em Angicos celebrado neste dia 12 de março

Por Rogério Magno em 12/03/2021 às 00:04:05

Mensagem da Diretoria da 8.ª DIREC pelo aniversário de 109 Anos da Escola Estadual José Rufino,

Há exatamente 109 anos atrás nascia a Escola Estadual José Rufino, na pacata cidade do sertão do Rio Grande do Norte, Angicos! Neste momento tão especial, vimos compartilhar nossa alegria com cada um dos membros da sua Comunidade e agradecer por ajudarem a edificar uma história repleta de desafios e conquistas dessa casa.

No dia 12 de março de 1912, foi criada uma escola que educaria ilustres intelectuais da região central do nosso Estado, foi berço das 40 horas de Paulo Freire em Angicos, quando foi instalado em uma de suas salas um ciclo de cultura como assim era chamado as aulas freiriana. Antes mesmo de completar seus primeiros dez anos de criação, a Escola José Rufino vivenciou a gripe espanhola, que assolou o mundo em 1918, tirando a vida de milhões de pessoas. Passados pouco mais de 100 anos, presenciamos o alastramento do Covid-19 pelo mundo. Nos dias de hoje, como no passado, a Escola José Rufino no interior do RN se uniu a diferentes setores da sociedade no enfrentamento desta pandemia. Com equipes de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes dessa escola trabalham em frentes de combate ao novo coronavírus. A despeito da pandemia, a Escola José Rufino está completando, nesta data, mais um ano de existência.

A Escola constitui atualmente uma pequena e grandiosa instituição de ensino, pequena na sua estrutura física, grandiosa nos resultados de aprendizagem a todos pelos quais passaram pelo seu chão. Hoje essa escola formada por pouco mais de 15 professores, congrega cerca de 250 alunos, com um IDEB de 6.0.

Desde a sua fundação, a Escola José Rufino passou por um grande crescimento e uma notável evolução, o que certamente transmitiria aos pioneiros que nos antecederam a percepção de plena comunhão com os seus sonhos e nobres ideais de "confiança na educação e no trabalho em equipe". Mesmo centenária, nossa Casa está em constante renovação e na vanguarda do conhecimento, pelos novos docentes e técnico-administrativos em educação, pelas atualizações e inovações curriculares, pela criação de novas turmas com ampliação do número de vagas para novos alunos. Ciente de que a formação intelectual dos seus alunos inclui contextos técnicos, mas também comportamentais, a Escola vem se tornando, ao longo de sua existência, um espaço de saber cada vez mais inclusivo e solidário, com foco em preparar as pessoas para desempenharem um papel de transformação da nossa sociedade.

A Escola José Rufino é um belo exemplo de sucesso em sua missão de ser uma escola de excelência em ensino, gerando oportunidades para que cada membro da comunidade escolar cresça como pessoa e cidadão, retribuindo à sociedade tudo o que foi aqui investido nesta Escola Pública, Gratuita e de Qualidade, que contribui para o desenvolvimento de Angicos, Rio Grande do Norte e do Brasil desde 1912.

Por fim, neste mês de comemoração do aniversário da Escola José Rufino, infelizmente, face ao necessário isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, este encontro da festa fica temporariamente adiado. Por ora, cumprimentamos cada um de vocês, nossos egressos e atuais que ajudaram e ajudam todos os dias a construir a história da Escola José Rufino. Em breve nos abraçaremos no Centenário do mestre e patrono da educação brasileira Paulo Freire.

Prof.ª Marileide Matias da Silva

Diretora da 8.ª Diretoria Regional de Educação.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab