O Assunto #424: Diplomacia sob Bolsonaro - terra arrasada

Por Rogerio Magno em 05/04/2021 às 01:06:54
Os objetivos maiores de toda política externa são 'se dar bem com os vizinhos, se dar bem com os fregueses e manter relação de confiança com o mundo'. Sob a gestão de Ernesto Araújo, o Brasil fracassou em todos eles - sobretudo em dois temas sensíveis ao país: a gestão da pandemia e a questão ambiental. O que será da diplomacia brasileira agora? Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Os objetivos perenes de toda política externa cabem num enunciado simples, ensina o embaixador Marcos Azambuja, ex-secretário geral do Itamaraty e conselheiro emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais: “Se dar bem com os vizinhos, se dar bem com os fregueses e manter relação de confiança com o mundo”. Por qualquer um desses critérios, fracassou miseravelmente a gestão do chanceler Ernesto Araújo, que no entanto só chegou ao fim, após dois anos e três meses, porque empresários e o Congresso perderam a paciência com um fiasco em específico, o das negociações para obter vacinas contra a Covid-19. Em entrevista a Renata Lo Prete, Azambuja passa em revista diferentes aspectos do que chama de “erro sistêmico”, que considera menos “ideológico” do que resultado de “desatinos sem pé nem cabeça”. E alerta: a questão ambiental, principal fonte de descrédito do país no exterior, está longe de ser atacada, que dirá resolvida. Embora reconheça que o substituto de Araújo, Carlos Alberto França, foi escolhido sobretudo por ter caído nas graças da família presidencial, Azambuja vê chance de alguma correção de rumo. “A realidade dos fatos é irresistível”, diz. “No fim, é o que ganha”.

O que você precisa saber:

Ernesto Araújo pede demissão do Ministério das Relações Exteriores

Imprensa internacional noticia demissão de Ernesto Araújo

Senadores pedem a Araújo para deixar Itamaraty; ministro diz ter 'consciência tranquila'

Carta de demissão: Araújo chama Bolsonaro de 'querido chefe' e se diz vítima de 'interesses escusos'

Relembre polêmicas de Ernesto Araújo à frente do Ministério das Relações Exteriores

Bolsonaro oficializa reforma ministerial com seis mudanças: Franco França assume o MRE

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Glauco Araújo, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Apresentação: Renata Lo Prete.

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab