OlimpĂ­adas de LĂ­ngua Portuguesa tem inscrições atĂ© o dia 30 de abril

Por Rogério Magno em 08/04/2021 às 08:08:28

A OlimpĂ­ada de LĂ­ngua Portuguesa, que reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5Âș ano do Ensino Fundamental ao 3Âș ano do Ensino Médio de escolas pĂșblicas do Brasil, estĂĄ com inscrições abertas até 30 de abril. O concurso, em sua 7ÂȘ edição, é uma iniciativa do ItaĂș Social e do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitĂĄria (Cenpec).

Podem participar professores de lĂ­ngua portuguesa e seus estudantes nas seguintes categorias: Poema, Memórias LiterĂĄrias, Crônica, DocumentĂĄrio e Artigo e Opinião. Os professores devem fazer a inscrição e a Secretaria de Educação do municĂ­pio a adesão no site https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Para participar dessa edição, o professor ou a professora deve escrever um Relato de PrĂĄtica acompanhado de um conjunto de materiais que vão contar a história do trabalho realizado com a turma. Todo esse conteĂșdo gerado serĂĄ o resultado do trabalho coletivo, construĂ­do e compartilhado com estudantes, professores e comunidade escolar.

Integrante da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolve a olimpĂ­ada, PatrĂ­cia Calheta destacou o tema deste ano O lugar onde vivo, que é um convite para uma aproximação da escola com a comunidade e o território.

"É interessante a gente pensar que esse tema, que se mantém como tema da olimpĂ­ada, é sempre inovador porque é sempre uma oportunidade desse menino, dessa menina, desse jovem, desse estudante poder lançar uma nova visão acerca do que estĂĄ acontecendo no seu entorno, das fragilidades, das potencialidades do seu lugar", disse ela em evento online realizado nesta quarta-feira (7) para tirar dĂșvidas dos participantes.

"E nessa sétima edição, assim como na sexta [edição] nós tivemos a maravilhosa Conceição Evaristo, nós teremos a igualmente brilhante Geni Guimarães, a nossa poeta, professora, grande contadora de histórias e muito querida, que estarĂĄ conosco aqui ao longo de toda a edição, nos presenteando de diferentes formas com seu talento, competĂȘncia e generosidade", disse PatrĂ­cia.

O Programa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 com objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e da escrita dos estudantes das escolas pĂșblicas brasileiras. Em 2008, ocorreu a primeira edição da OlimpĂ­ada de LĂ­ngua Portuguesa. "Durante todo esse processo, é bastante importante ressaltar o carĂĄter formativo da olimpĂ­ada. A gente sempre diz que o coração da olimpĂ­ada é a formação", disse ela, explicando que isso inclui a formação dos professores com o objetivo de levar aprendizagem aos estudantes

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab