E-RN 800x105

O legado de Paulo Freire é o tema central da Jornada Pedagógica 2021 da rede estadual de ensino do RN

Por Rogério Magno em 14/04/2021 às 08:32:39

O patrono da educa√ß√£o brasileira, Paulo Freire, é inspira√ß√£o para gera√ß√Ķes de educadores. Discutindo os impactos e as contribui√ß√Ķes das pr√°ticas freirianas, a Secretaria de Estado da Educa√ß√£o, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN realiza a edi√ß√£o 2021 da Jornada Pedagógica. Com o tema "2021: O Freire-Ano da Educa√ß√£o Potiguar", as atividades ser√£o realizadas nos dias 12, 13 e 14 de abril com transmiss√£o ao vivo no canal da SEEC no Youtube, que contar√° com a tradu√ß√£o em libras.

Durante tr√™s dias de programa√ß√£o, a Jornada ser√° marcada por telas de di√°logos, círculos de cultura e apresenta√ß√£o de experi√™ncias da rede estadual de educa√ß√£o diante ao ensino n√£o presencial. A governadora professora F√°tima Bezerra far√° a abertura oficial do evento, na segunda (12), às 9h. Em seguida, a confer√™ncia de abertura ser√° ministrada pelo professor Paulo Roberto Padilha, que ter√° como tema "2021: Freire-Ano da Educa√ß√£o Potiguar: os princípios freireanos para a reinven√ß√£o da escola na contemporaneidade". O palestrante é doutor e mestre em Educa√ß√£o pela Universidade de S√£o Paulo (USP), diretor pedagógico do Instituto Paulo Freire, além de coordenador geral da EaD Freiriana/Unifreire.

"A educa√ß√£o vive um momento de muito trabalho e reinven√ß√Ķes das pr√°ticas pedagógicas. A pandemia nos levou ao ensino n√£o presencial e os ensinamentos do mestre Paulo Freire, que tem como bases os saberes, a amorosidade e a emancipa√ß√£o, se fazem muito necess√°rios. A jornada marca o início de um novo ciclo", pontua o professor Getúlio Marques, titular da SEEC.

Além das discuss√Ķes sobre os processos de ensino e de aprendizagem, o primeiro dia ser√° marcado, também, pelo lan√ßamento do ebook que compila os trabalhos apresentados por pesquisadores durante o I Encontro de Tecnologias Educacionais do RN (Etern), realizado pela SEEC no final do ano passado.

Nos dias seguintes, as discuss√Ķes seguir√£o abordando diversos temas, como ensino remoto, processos avaliativos, educa√ß√£o emancipatória, integral, democr√°tica e inclusiva, diversidade, direitos humanos entre outros assuntos. Durante as atividades ser√£o exibidos vídeos, produzidos por alunos e professores da rede estadual, com experi√™ncias e viv√™ncias escolares. "A Jornada é um dos eventos mais importantes que realizamos na rede, pois em sua g√™nese est√° o momento de reflex√£o e aprendizado que devemos construir para implementarmos a educa√ß√£o que nossas crian√ßas, jovens e adultos esperam. A educa√ß√£o pública de qualidade social", argumenta a professora M√°rcia Gurgel, secret√°ria adjunta de Educa√ß√£o do RN.

A programa√ß√£o foi construída pelo trabalho coletivo do órg√£o central da SEEC e das 16 Diretorias Regionais de Educa√ß√£o e Cultura (DIREC), que realizam, durante os tr√™s dias, a organiza√ß√£o das atividades. Momentos culturais e de relaxamento físico e mental também estar√£o presentes na Jornada. "Um grande momento para aprender. Assim ser√£o os tr√™s dias da jornada em 2021. Todas as escolas estaduais estar√£o conosco nessa etapa t√£o importante para o planejamento pedagógico e estratégico da rede", explica Suenyra Nóbrega, diretora da 10¬™ DIREC, sediada em Caicó.

Clique aqui e confira a programa√ß√£o completa da Jornada Pedagógica 2021 est√° disponível em

Ao vivo no Youtube

Respeitando os decretos estaduais que orientam o distanciamento social, a jornada ser√° transmitida pelo canal do Youtube da SEEC, o SEEC RN. O uso de transmiss√Ķes ao vivo, as lives, em atividades formativas da SEEC tem se consolidado. Iniciando com a Jornada Pedagógica 2020.2, o canal do YouTube da Secretaria cresceu e j√° passa dos 10 mil inscritos.

Em um ano, os vídeos da pasta foram apresentados para os usu√°rios da plataforma mais de 836 mil vezes. Em transmiss√Ķes ao vivo, a SEEC realizou 85h de atividades. "A cada transmiss√£o, aprendemos um pouco mais sobre como a plataforma se comporta e quais recursos podemos utilizar. Hoje, temos um padr√£o que proporciona à SEEC uma qualidade ao vivo que permite intera√ß√£o com a audi√™ncia, apresenta√ß√Ķes musicais, disponibiliza√ß√£o de intérpretes de libras e conteúdos exclusivos", explica Danilo Bezerra, jornalista e coordenador de comunica√ß√£o da pasta.

Fonte: Comunicação Social - Governo do RN

Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios