Índia supera 184 mil casos de Covid-19 em 24 horas e prepara lockdown

Por Rogério Magno em 15/04/2021 às 07:00:25

As novas infecções por coronavírus na Índia atingiram um recorde na quarta-feira (14), quando multidões de peregrinos se reuniram para um festival religioso, apesar da falta de oxigênio em alguns hospitais e restrições estritas em outras áreas.

O país notificou 184.372 casos nas últimas 24 horas, conforme os dados do Ministério da Saúde, elevando o total de infecções para 13,9 milhões. As mortes aumentaram de 1.027 para um número de 172.085.

 

Depois de relatar menos de 10.000 casos por dia no início deste ano, a Índia foi o país mais atingido do mundo desde 2 de abril. O governo culpa uma falha generalizada em dar atenção às restrições ao movimento e à interação social.

O aumento nos casos ocorre no momento em que o estado mais rico da Índia, Maharashtra, o epicentro da segunda onda nacional, deve entrar em um bloqueio total à meia-noite (horário local), no qual permanecerá até o final de abril para conter a propagação. O estado é responsável por cerca de um quarto do total de casos de coronavírus do país.

Na quarta-feira, Mumbai, a capital comercial da Índia, estava repleta de compradores, estocando antes que o bloqueio entrasse em vigor. “Não sabemos se teremos permissão para montar nossas barracas a partir de amanhã, por isso estamos pedindo aos nossos clientes que estocem o máximo possível hoje”, disse Susheela, uma vendedora de legumes de rua, que passa apenas por ela primeiro nome.

Havia filas sinuosas do lado de fora de muitos supermercados enquanto os residentes esperavam para entrar.

Em outros lugares, hospitais privados sobrecarregados estão rejeitando pacientes, colocando uma carga cada vez maior nas instalações do governo.

No estado de Gujurat, no oeste do país, uma fonte da Reuters viu uma longa fila de ambulâncias esperando do lado de fora do Hospital Civil de Ahmedabad, na quarta-feira, com alguns pacientes sendo tratados na rua enquanto esperavam.

Uma fonte do hospital, que não quis ser identificada porque não está autorizada a falar publicamente, disse que muitos hospitais privados estavam com falta de oxigênio e estavam enviando seus pacientes para o hospital público.

O estado de Chhattisgarh – uma das várias regiões do interior que estão lutando contra o aumento de casos – montou um hospital temporário com 370 leitos em um estádio coberto.

“Da mesma forma que os casos de Covid-19 estão aumentando e as pessoas estão tendo hipóxia ou baixo nível de oxigênio no sangue, há uma falta de fornecimento de oxigênio”, disse Avinash Chaturvedi, médico da instituição. “Transformamos este estádio em um centro de atendimento de Covid-19 para lidar com essa situação.”

Apesar disso, centenas de milhares de hindus devotos se reuniram para se banhar no rio Ganges, no estado de Uttarakhand, na quarta-feira, o terceiro grande dia de banho do festival Kumbh Mela de uma semana.

Sanjay Gunjyal, o inspetor-geral da polícia no festival, disse que cerca de 650 mil pessoas tomaram banho na manhã de quarta-feira. “As pessoas estão sendo multadas por não seguirem o distanciamento social em ghats não lotados (áreas de banho), mas é muito difícil multar pessoas nos ghats principais, que são muito lotados”, disse ele.

Havia poucas evidências de distanciamento social ou uso de máscara, de acordo com uma testemunha da Reuters. Mais de mil casos foram relatados no distrito de Haridwar nos últimos dois dias, de acordo com dados do governo.

CNN BRASIL

Fonte: Blog do BG

Tags:   MundoSaúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab