Você viu? Vacinação pela metade, CPI, novas revelações do caso Henry e peixes no Rio Pinheiros

Por Rogerio Magno em 17/04/2021 às 05:39:49
Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 12 a 16 de abril. Olá! Aqui você vai ver um resumo dos assuntos da semana, vai entender por que todo mundo tem que tomar duas doses da vacina e vai saber como o Brasil virou piada no parlamento francês. Tem também a última polêmica do Instagram, um guia para cuidar de plantas e a rotina de quem trabalha vendendo "nudes".

O "Você viu?" é publicado sempre aos sábados no G1.

Vacina, sim. Duas doses, sim. ????????

Vale a pena repetir: as vacinas contra a Covid-19 usadas no Brasil devem ser tomadas em duas doses. Mas muita gente que recebeu a 1ª não apareceu para a 2ª. Cerca de 1,5 milhão de pessoas, segundo o ministro da Saúde.

É um problemão. Quem toma vacina pela metade coloca em risco a própria saúde e toda a sociedade. Esta reportagem explica por que todos nós temos a obrigação de tomar as duas doses. O podcast O Assunto conversou com especialistas sobre as consequências disso para o Brasil e até para o mundo. É só dar o play.

O poder da vacina

Olha só que interessante: um estudo mostrou que o leite materno de mães vacinadas tem anticorpos contra a Covid-19. Os cientistas ainda não sabem se isso daria proteção ao bebê. No Brasil, o Ministério da Saúde publicou novas recomendações para a vacinação de gestantes.

Tristes números

Já são quase 370 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. Com UTIs cheias, os médicos lidam agora com a falta do "kit intubação", usado para manter os pacientes inconscientes durante a ventilação mecânica. Sem esses sedativos, eles sofrem acordados. Alguns são amarrados nos leitos.

Tempos melhores virão

Vivemos o pior momento da pandemia, mas há uma cidade no interior de SP onde o clima é de esperança. Serrana foi o 1º lugar do país a fazer vacinação em massa em um projeto do Butantan. E as notícias são boas: queda de internações e casos graves. "Que venham tempos melhores. Tempos de fé, de acreditar, de sonhar, de retornar às nossas rotinas, com nossas famílias, amigos", diz a professora Leila, que mora em Serrana. O vídeo abaixo traz essas mensagens de esperança.

Moradores de Serrana, SP, celebram fim da vacinação em massa contra Covid-19

Vem aí a vacina... da gripe

Começou também a vacinação contra a gripe, e a pergunta que você deve estar fazendo é: posso tomar as duas vacinas juntas? Autoridades de saúde dizem que não. "Ainda não temos os estudos que permitiriam saber a resposta do sistema imunológico à aplicação conjunta", explica a médica Patricia Mouta. Leia mais.

É por isso que, neste ano, quem está tomando a vacina da gripe primeiro são crianças e gestantes, e não os idosos, que são prioridade na vacinação contra a Covid-19. Veja aqui o calendário.

Pode isso? Não, não pode

Mesmo quem já tomou vacina deve manter a máscara. Mas não como mostrou uma campanha do governo do Rio de Janeiro, em que um médico aparece com a máscara de cabeça para baixo.

Campanha do governo do RJ contra a Covid mostra 'médico' com máscara de cabeça para baixo

Reprodução/TV Globo

A semana em Brasília

A criação da CPI que investigará a atuação do governo na pandemia agitou a semana em Brasília. O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) gravou e divulgou uma conversa em que Bolsonaro pede que a CPI investigue também governadores e prefeitos. O presidente xinga o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do pedido da CPI, e reclama do STF. Ouça abaixo:

Veja trechos da conversa entre Bolsonaro e Kajuru

A CPI ainda não começou, mas os integrantes já foram definidos. Ela não investigará diretamente governadores e prefeitos, como queria Bolsonaro, mas poderá analisar os repasses de verba federal a estados e municípios.

G1 explica: quais são os poderes de uma CPI

No STF, duas decisões importantes. O tribunal confirmou a anulação das condenações de Lula na Lava Jato, o que permite ao ex-presidente disputar a eleição de 2022.

E a ministra Rosa Weber suspendeu trechos dos decretos de Bolsonaro que ampliavam a compra de armas. O tema foi levado ao plenário depois, mas Alexandre de Moraes pediu a suspensão do julgamento.

Quer saber mais? Estreou no G1 o podcast À Mão Armada, em que a repórter Sônia Bridi investiga a política armamentista de Bolsonaro. Ouça o 1º episódio:

Piada internacional

O Brasil virou assunto no parlamento da França. E foi por causa da hidroxicloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

A discussão começou quando o primeiro-ministro, Jean Castex, disse que a França suspenderia os voos do Brasil e foi criticado por um opositor, para quem essa medida deveria ter saído antes.

Castex então lembrou que o parlamentar chegou a pedir que o governo francês recomendasse o uso da hidroxicloroquina, como fez Bolsonaro. E citou o Brasil: "Tem uma coisa que não fizemos: seguir suas recomendações. O senhor escreveu ao presidente para aconselhar que prescrevesse hidroxicloroquina. Ora, o Brasil é o país que mais a prescreveu."

A declaração provocou risos e aplausos dos outros parlamentares. Assista:

VÍDEO: Primeiro-ministro francês cita uso de cloroquina no Brasil para rebater deputado e provoca risos

Relatos da barbárie

A investigação sobre a morte do menino Henry Borel sofreu uma reviravolta com o 2º depoimento da babá. Thayná voltou atrás e afirmou que mentiu à polícia no 1º relato. Dessa vez, ela descreveu agressões de Dr. Jairinho ao menino e disse que foi coagida a mentir pela mãe de Henry, Monique. Para a polícia, tudo indica que Jairinho assassinou a criança. Veja no vídeo o que disse Thayná.

Dia 12 de fevereiro segundo Thayná: o que contou a babá de Henry

Madoff

Bernie Madoff, o responsável pelo maior golpe financeiro da história, morreu na prisão aos 82 anos. Ele cumpria uma pena de 150 anos por organizar um esquema bilionário de pirâmide financeira que enganou mais de 30 mil investidores.

Vivendo de "nudes"

Há quem ganhe até R$ 16 mil por mês vendendo "nudes" na internet. Uma reportagem do G1 explica o fenômeno OnlyFans, que reúne usuários dispostos a pagar pela foto de alguém pelado. Ouvimos 5 brasileiras, que contam qual é a estratégia para faturar e quais cuidados tomam.

Dá para ganhar dinheiro no OnlyFans?

Para ler e ouvir...

Você conhece Teto, Jovem Dex, Bin, Kawe e 23kGoldn? Eles são os "novinhos do Trap", um subgênero do rap dos EUA que aqui foi mesclado a funk, pagode, pop e até "sofrência". O podcast G1 Ouviu conta mais.

Pai e mãe de planta

Companheiras de confinamento em tempos de pandemia, as plantas dentro de casa precisam de cuidados especiais. Aqui está um guia para cuidar bem da sua "urban jungle".

Cuidados com plantas ornamentais

Rafael Miotto/G1

Polêmica no Instagram

O Instagram lançou 3 figurinhas temáticas para celebrar o Ramadã, mês sagrado dos muçulmanos. E deu polêmica. Alguns começaram a usar os "stickers" em posts que não tinha nenhuma relação com o islamismo. Vem aqui entender.

Figurinha do Instagram: mesquita

Hala AlAbbasi/Reprodução/Instagram

BLW, já ouviu falar?

A sigla é comum entre pais e mães de bebês. Traduzida para o português, significa "desmame guiado pelo bebê" e consiste na ideia de deixar a criança iniciar o contato com os alimentos de forma mais independente. O método, entretanto, não é consenso entre especialistas.

????????????

Peixes no Rio Pinheiros? É isso mesmo. Os vídeos foram feitos por ciclistas e enviados ao governo de SP. Uma especialista explicou que eles vieram de uma córrego e estão confinados em um pedaço do rio que não é tão poluído.

VÍDEO: peixes são vistos nadando no Pinheiros em SP; rio passa por despoluição há anos

Mistério revelado ????

Medo? Que nada! Após alertas de moradores, autoridades da Polônia investigaram bem e descobriram que uma "criatura misteriosa" escondida em uma árvore era na verdade... um croissant.

Autoridades receberam chamado e investigaram denúncia em Cracóvia de que moradores não estavam abrindo janelas com medo do 'bicho'

Reprodução/Facebook

Pra ficar de olho

Novas leis de trânsito entram em vigor; vejo como era e como ficou

Prazo para entrega do Imposto de Renda é prorrogado

Auxílio emergencial: confira o calendário de pagamentos

Imagem da semana

A foto de um abraço entre uma idosa e sua cuidadora venceu o prêmio World Press Photo. "Foi gostoso, ela me apertou bastante", conta a idosa Rosa Lunardi. A foto foi tirada em uma casa de repouso de SP, no ano passado. Conheça a história. Um calor no ??.

Abraço de cuidadora e idosa ganha prêmio internacional de fotografia

Mads Nissen/Politiken/Panos Pictures/World Press Photo via AP

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab