Novo estudo descarta elo entre tipo sanguĂ­neo e a incidĂȘncia de Covid

Por Rogério Magno em 17/04/2021 às 08:40:25

A investigação foi liderada por pesquisadores da Universidade de Stanford, Escola de Medicina de Utah e do Instituto do Coração do Centro Médico Intermountain.

Existem quatro tipos principais de sangue: A, B, AB e O. Para investigar a suscetibilidade e severidade da Covid-19 no sangue, os pesquisadores analisaram amostras de 107.796 indivĂ­duos diferentes que realizaram teste PCR nos hospitais e clĂ­nicas pertencentes a Intermountain. Em casos de mĂșltiplos testes, os especialistas levaram em consideração apenas o primeiro teste com resultado positivo ou negativo dos participantes.

Para analisar a associação entre o grupo sanguĂ­neo ABO e a incidĂȘncia da doença, foram comparados amostras sanguĂ­neas de testes que deram positivo e negativo para a presença de Covid. Entre os positivos, foram feitas anĂĄlises entre as amostras de pacientes hospitalizados e não hospitalizados, assim como os pacientes que estavam ou não na UTI.

Em julho de 2020, o jornal cientĂ­fico "New England Journal of Medicine" publicou um estudo que sugeria que aqueles que tinham sangue tipo A eram mais propensos a ter a forma grave da doença, enquanto aqueles com tipo O eram menos propensos. Um estudo chinĂȘs, publicado em maio do mesmo ano, jĂĄ havia sugerido essa relação.

A base de dados utilizada nos estudos anteriores difere da investigação atual. Cientistas na ItĂĄlia, Espanha, Dinamarca, Alemanha, entre outros paĂ­ses, compararam cerca de 2 mil pacientes em estado grave de Covid-19 com milhares de outras pessoas saudĂĄveis ou que apresentavam apenas sintomas leves ou inexistentes.

Segundo os pesquisadores, os estudos anteriores podem ter chegado a diferentes conclusões devido ao "tamanhos de amostra menores e a natureza retrospectiva e observacional".

O grupo também defende que o "gene ABO é altamente polimórfico e os grupos sanguĂ­neos ABO são distribuĂ­dos de forma diferente entre ancestrais e geografias", o que explicaria a incidĂȘncia maior de um tipo sanguĂ­neo em uma determinada região.

Tipo sanguĂ­neo não afeta nas chances de contaminação

De acordo com o estudo, os pesquisadores não identificaram quaisquer relação entre o tipo sanguĂ­neo e as chances de contrair a Covid-19, assim como também foram eliminadas as hipóteses de o fator agravaria a severidade da doença.

"O tipo sanguĂ­neo não foi associado à suscetibilidade ou gravidade da doença, incluindo positividade viral, hospitalização ou admissão na UTI", afirmam os autores no estudo.

Resultados evidenciaram que, comparado com o sangue do tipo O, o tipo A não foi associado ao aumento da positividade viral, hospitalização ou admissão na UTI. "Da mesma forma, os tipos B e AB não foram associados a resultados piores do que o tipo O."

Homens são maioria entre os contaminados pela Covid

Apesar de não ter sido identificada relação entre o grupo sanguĂ­neo ABO e a Covid, outras caracterĂ­sticas demogrĂĄficas ficaram em evidĂȘncia após a anĂĄlise.

A maioria dos indivĂ­duos testados foram mulheres. Ao todo, elas representam 76,9% da base de dados. Entre os pacientes com Covid, entretanto, os homens são os mais hospitalizados (50,1%) e também entre os casos de internação nas UTIs (61,8%).

A idade média entre os pacientes hospitalizados foi de 57 anos e nas UTIs, 60 anos.

Fonte: G1

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab