Agora vai? Ingenuity deve voar em Marte nesta segunda, diz Nasa

Por Rogerio Magno em 18/04/2021 às 11:48:34

Pelo jeito, chegou a hora: a Nasa marcou uma nova data para o primeiro voo do helicóptero Ingenuity no solo de Marte. E o melhor é que isso pode acontecer já na madrugada desta segunda-feira (19).

A primeira viagem do Ingenuity em solo marciano estava prevista para semana passada, mas acabou sendo adiada devido a um problema técnico. A missão do veículo é coletar dados sobre as condições do Planeta Vermelho que venham a auxiliar futuros estudos feitos na Terra sobre o nosso vizinho. Antes disso, no entanto, ele precisa saber se pode de fato voar em Marte.

Helicóptero Ingenuity. Imagem: Shutterstock
Helicóptero Ingenuity. Imagem: Shutterstock

Agora, o voo já tem até horário marcado: a Nasa planeja fazer com que o Ingenuity decole por volta das 4h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (19). Não deve ser uma viagem longa: o helicóptero deve flutuar por 30 segundos para verificar se pode de fato voar. A Nasa planeja mais três testes além desse para fazer com que ele de fato viaje pelos céus marcianos – como o ar de Marte é muito mais rarefeito do que o da Terra, cientistas não sabem dizer se o plano vai funcionar como o esperado.

As imagens do voo do Ingenuity não serão transmitidas ao vivo, e informações detalhadas sobre a missão devem ser divulgadas ao longo do dia.

O atraso do Ingenuity

O Ingenuity estava previsto para voar no dia 11 de abril, mas um problema fez com que a Nasa adiasse os testes por alguns dias. Durante a semana, participantes do projeto conversaram com internautas para explicar a situação.

Segundo o gerente do projeto MiMi Aung, um ligeiro “descompasso” entre o computador de voo e um “supervisor” (watchdog) que monitora a saúde dos sistemas fez com que o teste de rotação das hélices em velocidade máxima fosse abortado, pois a resposta do computador não foi recebida pelo supervisor a tempo.

No entanto, a Nasa garante já ter solucionado todas as questões envolvendo o Ingenuity, e agora ele está pronto para levantar voo.

Via: Engadget

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab