Cientistas desvendam quanto tempo dura um dia em Vênus

Por Rogerio Magno em 30/04/2021 às 01:00:38

Vênus é o vizinho mais próximo da Terra no Sistema Solar. Os dois planetas estão separados por 41 milhões de quilômetros, a menor distância entre qualquer dois planetas. Mas, o segundo mais próximo do Sol guarda enigmas. Um deles foi solucionado e os cientistas descobriram que um dia por lá dura 243 dias terrestres.

O número foi encontrado por um time liderado por pesquisadores da UCLA depois de 15 anos com um radar passando pela superfície do planeta e publicado no Nature Astronomy. Além do período de um dia em Vênus, o estudo encontrou o grau de inclinação do eixo e o tamanho do núcleo do vizinho.

Imagem: NASA/Divulgação

“Vênus é nosso planeta-irmão e, mesmo assim, propriedades fundamentais permaneciam desconhecidas”, destacou o professor Jean-Luc Margot, da UCLA. Ele liderou a pesquisa e integra o departamento de Ciências da Terra, planetária e espaciais da universidade.

O número exato do dia venusiano equivale a 243,0226 dias terrestres, cerca de dois terços do ano do nosso planeta. Mas, a taxa de rotação de Vênus muda constantemente, fazendo com que as medidas sejam levemente maiores ou menores do que o valor previamente encontrado. A equipe encontrou diferenças de pelo menos 20 minutos nas observações.

A culpa disso é a atmosfera pesada do planeta, 93 mais massiva que a terrestre, que se troca bastante com o solo rochoso, acelerando ou reduzindo a velocidade da rotação. Vale lembrar que isso acontece na Terra também, mas, com mais leveza, só altera um milissegundo por dia.

Já a inclinação de Vênus é de 2,6392 graus, contra 23 graus da Terra. O outro dado revelado pela pesquisa mostra que o núcleo do vizinho é bem parecido com o nosso, com 3,5 mil quilômetros de extensão. Por enquanto, porém, fica a dúvida se ele é líquido ou sólido.

Via: Phys.org