Pugilista nato: camarão louva-a-deus começa a dar socos com 9 dias de idade

Por Rogerio Magno em 30/04/2021 às 13:04:04

Segundo Harisson, nove dias após a eclosão as larvas começaram a atacar rapidamente. Seus golpes atingem velocidades de cerca de 1,4 quilômetros por hora. Dados seus pequenos braços – até cerca de 100 vezes mais curtos do que os de um adulto – isso é comparável à velocidade de ataque de um camarão adulto.

Mais importante, é até 10 vezes a velocidade de nado de outros crustáceos e peixes de tamanho similar ao das larvas, e mais de 150 vezes mais rápido do que as artêmias jovens com que os pesquisadores as alimentaram. As “armas” começam a funcionar assim que as larvas dos camarões começam a se alimentar de presas vivas, depois de exaurir os sacos de gema com os quais nasceram, diz Harrison.

“As larvas do camarão louva-a-deus são capazes de se mover incrivelmente rápido para algo tão pequeno”, diz Harrison. “É difícil para as coisas pequenas se moverem rapidamente – seus músculos e corpo são tão pequenos que não há realmente tempo ou espaço para ganhar velocidade”, afirma.

Leia mais:

Os camarões louva-a-deus podem precisar desses braços velozes quando jovens “por causa da água em que vivem”, diz Harrison. A água é mais viscosa para criaturas minúsculas do que para criaturas maiores, então mover-se por ela pode ser um desafio para larvas microscópicas. Os braços poderosos podem ser necessários para superar esse arrasto para capturar uma presa, afirma.

Fonte: Science News

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab