Desgelo da Antártida vai subir nível do mar mais do que previsto

Por Rogerio Magno em 30/04/2021 às 19:04:49

Os estudos sobre o aquecimento global trazem, cada vez mais, dados alarmantes. Agora, cientistas observaram que o derretimento do manto de gelo da Antártida Ocidental é ainda pior do que mostravam pesquisas anteriores. O desgelo do local vai subir o nível do mar muito mais do que o previsto.

Os novos cálculos do colapso do manto de gelo se referem a um mecanismo de expulsão da água. Isso acontece porque a rocha sólida em que essa placa congelada está ricocheteia para cima à medida em que derrete e o peso diminui. Os pesquisadores da Universidade de Harvard publicaram o estudo na revista Science Advances.

Leia mais:

O manto de gelo da Antártida Ocidental fica abaixo do nível do mar. Assim, quando a superfície rochosa sobe, ela empurra a água ao redor para o oceano, aumentando o nível do mar no planeta. As previsões do novo estudo sugerem que um colapso total da placa congelada adicionaria um metro no nível do mar em mil anos.

“A magnitude do efeito nos chocou. Estudos anteriores consideravam o mecanismo inconsequente”, disse a doutora Linda Pan, do departamento de Ciências da Terra e Planetárias, de Harvard, que coliderou o estudo com Evelyn Powell.

Além do derretimento, um mecanismo de expulsão da água vai aumentar o nível do mar. Imagem: Eleanor Scriven/Shutterstock

As estimativas amplamente divulgadas anteriormente diziam que um colapso do manto no continente gelado resultaria em 3,2 metros de aumento no nível do mar. “Nós mostramos que o mecanismo de expulsão da água vai adicionar um metro, ou 30%, ao total”, explicou Powell.

As cientistas alertam, porém, que não são efeitos apenas para o próximo milênio. As simulações mostraram que até o final do século 21 o aumento causado pelo desgelo na Antártida vai elevar em 20% o mecanismo de expulsão da água. Isso obriga todos os modelos climáticos que se estendem até o final do século a serem revisados.

“Não importa qual cenário usamos para o colapso do manto de gelo da Antártida Ocidental, sempre encontramos esse metro extra no aumento do nível do mar”, comentou Pan.

A conclusão é que o aumento do nível do mar não para simplesmente porque todo o gelo derreteu. “O dano que estamos causando aos nossos litorais vai continuar por séculos”, concluiu a pesquisadora de Harvard.

Via: Phys.org

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab