Terremoto atinge a costa leste do Japão

Por Rogerio Magno em 30/04/2021 às 23:34:50
Não há alerta de tsunami. Epicentro foi localizado muito próximo a Fukushima, devastada por tremor há 10 anos. MAPA - Terremoto no Japão 1/5/2021

G1 Mundo

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a costa leste do Japão neste sábado (1º, noite de sexta-feira em Brasília), informaram observatórios sismológicos.

O epicentro fica relativamente perto do local onde, há 10 anos, um grande abalo gerou um tsunami que matou milhares (leia mais no fim da reportagem). Desta vez, no entanto, as autoridades avaliam que não há risco de ondas gigantes.

O tremor foi registrado a uma profundidade de 56 km e a pouco mais de 50 km da costa, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora atividade sísmica pelo mundo.

De acordo com a emissora pública NHK, a prefeitura de Miyagi — onde ficam cidades como Rifu e Sendai — foi a que mais sentiu os tremores. O terremoto também foi sentido na região de Fukushima, que ficou destruída pelo grande tsunami de 2011.

Até a última atualização desta reportagem, não havia notícia sobre danos mais graves a construções ou possíveis feridos.

Terremotos no leste do Japão

Este não é o primeiro tremor na região em 2021. Em fevereiro e março, outros terremotos, de magnitude até maior do que o registrado neste sábado, atingiram a região e foram detectados como resultados de longa data do Grande Terremoto do Japão, que matou mais de 18 mil pessoas.

A situação se agravou porque o tsunami destruiu parte de uma usina nuclear em Fukushima. O vazamento gera preocupação até hoje, inclusive porque as autoridades japonesas vão começar a despejar parte da água tratada do reator no mar. Embora o governo do Japão garanta que o procedimento é seguro, países da região temem possíveis riscos.

Saiba mais no VÍDEO abaixo

Japão decide despejar, no mar, água contaminada da usina nuclear de Fukushima

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab