Vacina com IFA brasileiro poderĂĄ sair em outubro, diz presidente da Fiocruz

Por Rogério Magno em 02/05/2021 às 19:11:01

Foto: divulgação/Fiocruz

A Fiocruz deverĂĄ começar a produzir o IFA (Ingrediente FarmacĂȘutico Ativo) para produção própria da vacina da AstraZeneca/Oxford ainda neste mĂȘs. Se tudo der certo, as primeiras vacinas com produção totalmente nacional deverão ser entregues jĂĄ em outubro.

As informações são da presidente da fundação, NĂ­sia Trindade, em entrevista à CNN Brasil neste domingo. Segundo ela, é um cronograma que ainda precisa ser avaliado junto à Anvisa (AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria), mas que deve sair no segundo semestre.

"O inĂ­cio [da produção do IFA] é agora em maio e temos que produzir vĂĄrios lotes para validação controles. No entanto, o fato de nós termos tido essa avaliação [da Anvisa] e termos todas as condições técnicas, operacionais para produzir esse IFA nós vamos também estar trabalhando esse cronograma e suas etapas para ter um programa definitivo. A expectativa é que essa entrega seja feita no mĂȘs de outubro", diz NĂ­sia Trindade.

Atualmente, a Fiocruz ainda depende da importação de insumos da Índia ou da China para a produção da vacina em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Com a fabricação também do IFA, o insumo torna-se inteiramente feito aqui, o que traz autonomia para a fundação.

Em abril, a Fiocruz entregou 6,5 milhões de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunização), 900 mil a mais do que o programado, todas com IFA importado.

Trindade afirmou que ainda é preciso fazer reuniões técnicas com a Anvisa para definir os próximos passos, por isso essas datas ainda são estimativas. É preciso de uma nova aprovação da agĂȘncia reguladora para a distribuição da vacina de Oxford com IFA produzido aqui.

"Teremos uma segurança maior [de prazo] ao longo desse mĂȘs e após reuniões técnicas com a Anvisa que vou solicitar que sejam feitas para avaliar os passos seguintes. Isso é muito importante para termos mais segurança em todo este processo", explicou Trindade.

"Estamos trabalhando intensamente, como fizemos para a construção dessa planta, de todos os equipamentos, para, se possĂ­vel, ter nesse prazo ainda mais curto. É o trabalho intenso de toda a nossa equipe", concluiu.

UOL

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab