Alemanha cancela Oktoberfest pelo 2º ano devido à pandemia

Por Rogerio Magno em 03/05/2021 às 14:44:11
Governador da Bavária, Markus Soeder, disse que tomou a decisão 'com o coração pesado', mas que é o certo a se fazer com os números de casos, hospitalizações e mortes ainda altos. Foto de 21 de setembro de 2019 mostra pessoas disputando um caneco de cerveja durante a abertura da 186ª Oktoberfest em Munique, na Alemanha. Autoridades bávaras anunciaram em 3 de maio de 2021 que o festival da cerveja será cancelado pelo 2º ano consecutivo devido à pandemia do novo coronavírus

Matthias Schrader/AP

O governo bávaro anunciou nesta segunda-feira (3) que as festividades da Oktoberfest serão canceladas pelo segundo ano consecutivo devido a preocupações com a disseminação da Covid-19.

Autoridades dizem que há muitos riscos em realizar a comemoração, que atrai visitantes de todo o mundo, durante uma pandemia global.

O governador da Bavária, Markus Soeder, disse que decidiu cancelar a Oktoberfest "com o coração pesado", mas que é o certo a se fazer com os números de casos, hospitalizações e mortes ainda altos.

"A Oktoberfest será realizada novamente e será grande de novo", prometeu Soeder.

Ciclista atravessa a área onde é realizada a Oktoberfest em Munique, em frente à igreja de St. Pauls, na Alemanha

Matthias Schrader/AP

A Alemanha está no meio de um bloqueio por coronavírus que inclui a proibição de grandes reuniões, com uma taxa de infecção de 146,9 novas infecções semanais por 100.000 residentes.

A Baviera está ligeiramente abaixo da média nacional, com 145,4 novas infecções semanais por 100.000, de acordo com o centro de controle de doenças do país, o Instituto Robert Koch.

A Oktoberfest normalmente atrai cerca de 6 milhões de visitantes de todo o mundo e foi agendada para 1 de setembro. 18 a 3 de outubro.

A combinação de enormes barracas cheias de pessoas e o consumo de grandes quantidades de álcool, bem como a possibilidade de variedades mutantes do vírus serem trazidas do estrangeiro, tornam particularmente perigoso prosseguir com o festival, disse Soeder.

Depois que a Oktoberfest foi cancelada no ano passado, cerca de 50 cervejarias e outros estabelecimentos do sul da Alemanha sediaram festas menores sob estritas diretrizes do coronavírus. O prefeito Dieter Reiter disse que a esperança é que novamente seja possível ter cervejarias ao ar livre e pátios abertos sob certas restrições.

Por mais difícil que seja a decisão de cancelar a Oktoberfest, teria sido pior se a cidade tivesse esperado muito e tivesse que cancelá-la após os preparativos já estarem em andamento, disse ele.

"Para mim, pessoalmente, não foi uma decisão fácil porque é uma grande data no calendário para o major", disse ele. "Muito mais importante, é uma grande vergonha para milhões de fãs em todo o mundo."

De acordo com a legislação nacional de "freio de emergência" da Alemanha aprovada no mês passado, medidas limitando contatos pessoais, fechando instalações de lazer e esportivas e fechando ou restringindo o acesso a muitas lojas são aplicadas em áreas que têm mais de 100 novos casos semanais por 100.000 residentes por três dias consecutivos. As restrições também incluem 22h-5h. toque de recolher.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab