Terra-Bit

Associação de funcionários do Banco Mundial pede suspensão da nomeação de Weintraub para diretoria executiva

Ex-ministro da Educa√ß√£o foi indicado para cargo no conselho de diretores, que abriga representantes dos políticos. WeintraubBom Dia BrasilA associa√ß√£o de [...]

Por Rogério Magno em 24/06/2020 às 15:35:30
Ex-ministro da Educa√ß√£o foi indicado para cargo no conselho de diretores, que abriga representantes dos políticos. Weintraub

Bom Dia Brasil

A associa√ß√£o de funcion√°rios do Banco Mundial enviou uma carta aberta ao Comitê de Ética da institui√ß√£o, nesta quarta-feira (24), pedindo suspens√£o da nomea√ß√£o do ex-ministro da Educa√ß√£o Abraham Weintraub para um cargo de diretor executivo.

Ao sair do governo, Weintraub foi indicado para o conselho de diretores, que abriga representantes dos países. O grupo específico que o Brasil integra reúne Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Haiti, Panam√°, Suriname e Trinidad e Tobago. Essas na√ß√Ķes ter√£o que aprovar a indica√ß√£o do ex-ministro.

Na carta enviada ao Comitê de Ética, os funcion√°rios do banco se dizem preocupados com declara√ß√Ķes tidas como preconceituosas de Weintraub sobre os chineses e sobre minorias.

O grupo cita a postagem do ex-ministro em que ele usou personagem de desenho para ironizar a fala dos chineses, dizendo que queriam dominar o mundo. A associa√ß√£o menciona ainda que o Supremo Tribunal Federal abriu investiga√ß√£o sobre o caso por racismo, e também que o ex-ministro sugeriu que os ministros da Corte deveriam ser presos.

O texto diz que a última a√ß√£o de Weintraub no ministério foi acabar com cotas para minorias em cursos de pós-gradua√ß√£o, como o acesso de negros, indígenas e pessoas com deficiência. E que ele fez declara√ß√Ķes públicas contra a prote√ß√£o do direito de minorias e da promo√ß√£o de igualdade racial.

A associa√ß√£o de funcion√°rios afirma que entende que a escolha de pessoas para ocupar o cargo é exclusivamente do Brasil, mas que precisam garantir que os membros do conselho sigam códigos de conduta que exigem "altos níveis de integridade e ética" tanto do lado pessoal quanto profissional.

O grupo espera que o Comitê de Ética leve em conta os fatos citados para suspender a nomea√ß√£o de Weintraub até que eles sejam analisados e que Weintraub tenha conhecimento que as atitudes das quais é acusado "s√£o totalmente inaceit√°veis" no Banco Mundial. A associa√ß√£o lembra que o fim do racismo na institui√ß√£o é uma posi√ß√£o moral que foi recentemente tomada e que deve ser refor√ßada.

Fonte: G1

Jota Edilson

Coment√°rios

GF AUTO CENTER