Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Por Rogerio Magno em 06/05/2021 às 10:23:03
Foto de 12 de abril de 2021 mostra os anéis olímpicos flutuando nas águas de Tóquio

Eugene Hoshiko/AP

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

As empresas anunciaram que as primeiras entregas de vacinas começarão no fim de maio, para que as delegações recebam a segunda dose antes de desembarcar em Tóquio.

O COI não tornou a vacinação contra a Covid-19 obrigatória, mas a recomenda a todos os participantes dos Jogos Olímpicos.

Vacina da Pfizer

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida e produzida pela Pfizer e pela BioNTech tem mais de 90% de eficácia e precisam ser armazenadas a temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Nas salas de vacinação, as doses podem ser mantidas a uma temperatura entre 2°C e 8°C, mas precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Avião com mais 629 mil doses de vacina da Pfizer chega ao Brasil por Viracopos

Olimpíada adiada

O presidente do COI, Thomas Bach, afirma que a distribuição de vacinas é "outro instrumento na caixa de ferramentas de medidas que ajudarão a tornar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 um evento seguro para todos os participantes".

A Olimpíada foi adiada em um ano devido à pandemia e deve receber quase 11 mil atletas de todo o mundo. Um número considerável deles já recebeu ao menos uma dose de uma das vacinas contra a Covid-19.

A nota dos dois laboratórios também menciona as "delegações", o que sugere um grupo importante de pessoas além dos atletas que inclui técnicos, funcionários de logística e auxiliares.

O COI prometeu que os Jogos de Tóquio serão um evento "seguro", mesmo sem uma vacinação generalizada.

Mas o acordo anunciado representa um reforço fundamental para os Jogos, pois a região de Tóquio e outros departamentos japoneses se encontram em estado de emergência diante do aumento de casos de Covid-19.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab