Oito militares venezuelanos que haviam sido capturados por grupos armados colombianos são resgatados

Por Rogerio Magno em 01/06/2021 às 08:48:45
Grupos armados da Colômbia atuam em território da Venezuela. Acredita-se que são dissidentes das Farc. Militares da Venezuela iniciam treinamento próximo à fronteira com a Colômbia em 2019

Schneyder Mendoza/AFP

Oito militares da Venezuela foram resgatados em uma operação das Forças Armadas do país, anunciou na segunda-feira (31) o ministério da Defesa. Os soldados haviam sido sequestrados por grupos armados colombianos que atuam na região da fronteira.

O anúncio foi feito em uma rede social. De acordo com o texto, os oito militares ficaram um mês sob controle dos colombianos, e estão bem.

Veja abaixo reportagem sobre a morte de Jesús Santrich, um ex-líder das Farc, que foi morto em território venezuelano.

Ex-líder de Farc da Colômbia é morto na Venezuela

As Forças Armadas da Venezuela informaram que continuam a busca por dois oficiais, sem revelar detalhes de sua patente nem em que condições foram capturados.

Também não informaram sobre possíveis baixas durante a operação de resgate.

O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, que anunciou oficialmente o sequestro em 15 de maio, escreveu em suas redes sociais que oito oficiais estavam "acompanhados de um excelente grupo de médicos militares".

A captura dos militares aconteceu no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. Há confrontos desde março entre o exército da Venezuela e grupos de guerrilheiros colombianos —de acordo com o governo da Colômbia, são dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O presidente Nicolás Maduro reconheceu a possibilidade que seriam dissidentes das FARC.

De acordo com um balanço oficial, 16 integrantes das Forças Armadas da Venezuela morreram nos combates desde março.

O conflito também forçou o deslocamento de milhares de civis.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab