Em formato virtual, Fiart começa nesta sexta-feira (4) em Natal; veja programação

Por Rogério Magno em 04/06/2021 às 20:58:28
Feira Internacional de Artesanato (Fiart) acontece on-line por conta da pandemia da Covid. Catálogo de artesãos e eventos culturais estão disponíveis de maneira virtual. Fiart acontece de maneira virtual e começou nesta sexta-feira (4)

Divulgação

A 26ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) começou nesta sexta-feira (4) em versão virtual neste ano por conta da pandemia da Covid. A Fiart segue até o domingo (6) com os produtos expostos e à venda pela internet (clique AQUI). O evento acontece tradicionalmente todos os anos em Natal.

Toda a programação do evento também estará disponível no site. Na plataforma, estão à disposição produtos de 200 artesãos, exclusivamente, do Rio Grande do Norte.

Nestes três dias, durante a programação, além do artesanato, a Fiart vai mostrar a gastronomia e a cultura do estado e do país. Pelo site, é possível fazer um tour virtual por lojas de diversos segmentos, comparar preços e fazer suas compras diretamente do artesão. No momento do clique para comprar, o cliente é direcionado para o número do artesão.

Haverá também showroom de bordados, fibra, fios, tecidos, couro, madeira, cerâmica, areia colorida, metal e pedras com estandes instagramáveis e uma Praça Gastronômica de cores e sabores da culinária artesanal representada por tipos de mel, licores, biscoitos, cachaças e castanhas) montados no Espaço Neuma Leão. Nesse local, o público poderá fazer a retirada de produtos (comprados via site) por meio de Drive Thru que será estruturado dentro dos padrões de Bio Prevenção.

"Com este modelo inovador, o nosso maior desejo é poder movimentar a economia local e servir como uma importante ferramenta de trabalho para que os artesãos, especialmente os profissionais potiguares, possam superar as dificuldades geradas pela pandemia", explica o organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes.

Programação Cultural

As apresentações musicais de artistas da terra acontecerão no canal do YouTube da Fiart. Os shows começam nesta sexta-feira (04) com Júnior Santos, no sábado (05), Samara Alves, e para encerrar o Forró Meirão no domingo (06).

Já o Festival Cultural neste foi dividido em quatro ações para além dos dias da FIART: Mostra Cultura Natal; Salão "O melhor do artesanato potiguar": exposição e websérie; Webinário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Folclore e Identidade Cultural e, o Festival Parafolclórico (competitivo).

Diante das possibilidades do formato, diferentemente dos anos anteriores, a programação cultural do evento foi estendida.

A Mostra Cultura Natal ocorre simultaneamente aos dias da Feira, de 04 a 06 de junho, com apresentações de cultura popular, dança, poesia, mamulengo e música dos destaques da produção artística de Natal/RN. Já o lançamento da Websérie será dia 21 de agosto; realização do Webinário Nacional de Cultura Popular dias 21 e 22 e, anúncio dos vencedores do Festival Parafolclórico no dia 22 de agosto.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 RN

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab