Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alexandre Kalil

Kalil diz que não deve ficar com Bolsonaro em 2022, mas também não deseja cair no colo de Lula


É um beco sem saída, como muitos outros problemas existentes neste país. Uma rua sem saída. De repente, a gente se vê diante de uma parede. Não conheço o prefeito de Belo Horizonte. Quase nada sei sobre ele. Sei que se chama Alexandre Kalil e que é filiado ao PSD. E já é muito. No entanto, li uma entrevista dele concedida ao jornal O Globo na terça-feira, 15, que chamava a atenção para uma questão que deve estar moendo a cabeça de muita gente. Afirmava que sua tendência pessoal, nas eleições de 2022, é não ficar com Bolsonaro, mas não deseja cair no colo de Luiz Inácio da Silva, o ex-presidiário, corrupto condenado e depois solto por uma manobra do STF. Vai ser difícil. Comigo aconteceu em 2018, quando de um lado estava Bolsonaro e do outro Fernando Haddad, representando o famigerado e desmoralizado PT. Eu não anulei meu voto. Fiz o que mandou minha consciência de cidadão: neguei-me a votar. E não votei. Voltei para minha casa com a sensação de ter cumprido o meu dever. Agora pode acontecer a mesma coisa, diante da dificuldade de se encontrar um terceiro nome para a disputa. De repente, estaremos diante de Bolsonaro e Lula. Aí é demais para a cabeça. Nesse caso, nem sairei de casa.

De qualquer maneira, o prefeito de Belo Horizonte tem evitado criticar Luiz Inácio da Silva, mas diz que o PT deve muitas explicações ao país sobre a corrupção nos governos petistas, especialmente o assalto à Petrobras. Kalil não pretende se aliar a ninguém. Foi eleito prefeito de Belo Horizonte como candidato independente. E quer repetir a dose em 2022 para o governo de Minas Gerais. Ele gosta mesmo é de atacar o governador de Minas, Romeu Zema, que tem tentado se descolar do presidente Bolsonaro, após se eleger na onda bolsonarista em 2018. Kalil adianta que agora é tarde para o governador se afastar daquele que nunca defendeu a vida na pandemia. Afirma que na sua campanha não deseja o carimbo de Bolsonaro e nem andar com uma estrela no peito. Nega que já tenha criticado Lula, especialmente nos momentos em que os escândalos explodiram, empurrando o país para o buraco. Diz textualmente o seguinte: “Nem precisava criticar. O cacete era tão grande que uma porradinha minha não valeria nada!”. Tem razão o prefeito. Ele observa, também, que não quer ficar nem ao lado de quem roubou a Petrobras, nem junto com quem se negou a comprar vacina contra a Covid-19.

Referindo-se a Bolsonaro, afirma que “esse negócio de reunir 10 mil motociclistas não é uma ameaça a nada”, observando que a política do governo atual no combate à pandemia é péssima e que sua gestão na Prefeitura de Belo Horizonte vai na contramão do governo federal. Aproveita e faz um afago de leve ao governador de São Paulo, João Doria, que, para ele, foi quem trouxe a vacina para o Brasil, e que tirar esse mérito de Dória é uma atitude cretina e covarde. Nos meios políticos, já há quem diga que Alexandre Kalil pode ser o vice na chapa de Ciro Gomes na eleição presidencial. Mas ele afirma que Ciro Gomes tem de acalmar a linguagem, porque assim não dá. E aconselha Ciro a tomar lexotan toda manhã. E nessa conversa mais ou menos descontraída, o prefeito de Belo Horizonte está em boa conta no cenário político atual. O problema é mesmo chegar em 2022 entre Bolsonaro e Lula. A quem escolher numa disputa que nada tem a oferecer ao país? Se for assim, eu vou repetir o que fiz em 2018. A gente passa os dias neste país contando as contrariedades, as angústias, os descasos cada vez mais aviltantes. É um país sem sorte. A terceira via praticamente não existe. Não existe liderança nenhuma. No meu caso, diante das duas alternativas, vou negar-me a votar novamente. Não quero ser cúmplice nem de corrupto nem de gente enlouquecida. Desejo viver com minha consciência tranquila.

Jovem Pan

Álvaro Alves De Faria Alexandre Kalil Belo Horizonte Ciro Gomes Jair Bolsonaro João Doria Lula Minas Gerais

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!