Prisão de clérigo por boatos sobre Covid causa confrontos na Indonésia

Por Rogerio Magno em 25/06/2021 às 02:41:56
Rizieq Shihab foi condenado a quatro anos por "anunciar informações falsas e causar problemas entre o povo de propósito", ao postar vídeo se dizendo saudável, apesar de ter Covid-19. Ele já tinha sido condenado por violar restrições a eventos em massa, inclusive com casamento de sua filha, que reuniu milhares. VÍDEO: Prisão de clérigo por boatos sobre Covid gera confrontos na Indonésia

Apoiadores do clérigo islâmico linha-dura, Rizieq Shihab, na Indonésia, entraram em confronto com a polícia perto de um tribunal distrital, na quinta-feira (24), onde ele foi condenado a quatro anos de prisão por criar agitação pública ao espalhar informações falsas sobre seu estado de saúde.

A polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar centenas de apoiadores de Rizieq, que atiraram pedras e garrafas de plástico, antes do anúncio do veredicto em um tribunal no leste de Jacarta.

Os promotores haviam pedido uma sentença de seis anos por causa de um vídeo postado no canal do YouTube do hospital onde o clérigo estava sendo tratado para o coronavírus. Rizieq alegou que era saudável, apesar do teste positivo para Covid-19.

Cidade da Indonésia distribui galinhas para quem se vacinar contra a Covid

Em uma transmissão do julgamento, o juiz Khadwanto disse ao tribunal que Rizieq era culpado de “anunciar informações falsas e causar problemas entre o povo de propósito”.

Pouco depois de sua sentença, Rizieq se dirigiu ao tribunal e disse que rejeitava a decisão e a contestaria.

O veredicto veio depois que Rizieq, o líder espiritual da proscrita Frente dos Defensores Islâmicos (FPI), foi condenado a oito meses de prisão no mês passado por violar as restrições ao coronavírus da Indonésia em vários eventos em massa, incluindo o casamento de sua filha, que contou com a presença de milhares.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab