Ministério muda estratégia e orienta buscar médico aos primeiros sintomas de Covid-19

"O Ministério da Saúde adotou uma nova orientação de casos de Covid-19, mudando a estratégia do "fique em casa" para "em casos de sintoma, procure [...]

Por Rogério Magno em 10/07/2020 às 01:35:31

"O Ministério da Saúde adotou uma nova orientação de casos de Covid-19, mudando a estratégia do "fique em casa" para "em casos de sintoma, procure um profissional de saúde", mesmo que seja sintoma leve", disse, em entrevista coletiva nesta quinta (9).

Ele acrescentou ainda que a nova diretriz busca evitar mortes e o agravamento da doença, que, consequentemente, compromete a estrutura de atendimento.

Elcio argumentou que o paciente, ao aguardar em casa, tem chegado ao hospital em quadros clínicos mais graves e isso dificulta a reversão da doença. Reportagem da Folha de S.Paulo publicada na terça (7) mostrou um salto de 53% nas mortes naturais ocorridas em casa entre 15 de março e 13 de junho.

"O tratamento precoce tem uma resposta mais assertiva, evitando piora, evitando necessidade de respiradores", disse.

O secretário ressaltou que o SUS está preparado para receber os pacientes. "Foram criados os centros de triagem, os centros comunitários.

Estamos reforçando toda a estrutura de atenção primária com médicos contratados pelo programa Mais Médicos. Isso foi feito para que a população pudesse procurar atendimento precoce."

Fonte: Banda B

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab