Cinzas de mexicanos mortos pela Covid-19 nos EUA são repatriadas

Por Rogerio Magno em 12/07/2020 às 04:07:06
245 urnas chegaram em aeroporto da Cidade do México neste sábado (11). Segundo governo mexicano, mais de 1,5 mil cidadãos do país morreram pela doença em solo americano. Cinzas são escoltadas após serem repatriados dos Estados Unidos, no aeroporto Benito Juarez, no México

Luis Cortes/Reuters

Um total de 245 urnas com as cinzas de mexicanos mortos nos Estados Unidos pela Covid-19 foram repatriadas neste sábado (11), informou o Ministério das Relações Exteriores do México.

O Ministério da Defesa Nacional "fez essa transferência sem precedentes na história consular do México", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

As urnas chegaram ao aeroporto da Cidade do México, onde funcionários do governo regional e do Ministério das Relações Exteriores montaram uma guarda de honra.

A rede consular mexicana nos Estados Unidos "continuará apoiando as famílias que necessitam, implementando esquemas de repatriamento de cinzas", acrescentou o comunicado.

Antes da partida do material de Nova York, foi realizado um funeral na Catedral de St. Patrick, liderado pelo arcebispo da cidade, Timothy Cardinal Dolan, com a presença de parentes das vítimas.

Em 29 de junho, o Ministério das Relações Exteriores do México informou que até aquele momento 1.513 cidadãos mexicanos haviam morrido por causa do coronavírus nos Estados Unidos, quase metade deles em Nova York e arredores.

Pouco mais de 12 milhões de pessoas nascidas no México e cerca de 26 milhões de segunda ou terceira geração vivem nos Estados Unidos, ou seja, com um ou ambos os pais nascidos no México.

No México, com 127 milhões de habitantes, até este sábado, 295.268 pessoas foram infectadas pelo vírus e 34.730 morreram.

Cinzas são escoltadas após serem repatriados dos Estados Unidos, no aeroporto Benito Juarez, no México

Luis Cortes/Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab