Ex-presidente Jacob Zuma é preso na África do Sul

Por Rogerio Magno em 07/07/2021 às 19:58:11
Ex-presidente, de 79 anos, foi condenado a 15 meses de prisão após se negar a comparecer a uma comissão anticorrupção, no final de junho. Ele é acusado de corrupção antes e durante sua gestão e deveria ter começado a cumprir sentença no domingo. Jacob Zuma discursa perto de sua casa em Nkandla, na África do Sul, em 4 de julho

Rogan Ward/Reuters

O ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, foi preso nesta quarta-feira (7), iniciando o cumprimento de sua sentença de 15 meses de detenção.

Segundo o jornal "New York Times", a polícia foi até a casa dele em um comboio com 40 veículos, embora sua família diga que ele tenha se entregado voluntariamente. Mais cedo, a fundação que leva o nome do ex-presidente informou que ele se apresentaria à Justiça nesta quarta.

Zuma, de 79 anos, deveria ter começado a cumprir pena no domingo, mas a Justiça do país aceitou ouvir seus argumentos no dia 12 de julho, e suspendeu a ordem até lá. Naquele dia, centenas de apoiadores se aglomeraram do lado de fora de sua casa.

Em sua cidade, Nkandlka, Zuma não conversou com seus apoiadores. Ele, no entanto, passou por eles, e sem máscara. Homens com roupas tradicionais da Nação Zulu faziam a segurança.

Zuma era tido como um veterano da luta contra o regime de aparheid. No entanto, desde que ele saiu da presidência, em 2018, foi envolvido em escândalos.

O ex-líder pediu que a pena seja anulada por ser excessiva e também por expô-lo aos riscos de uma infecção pelo coronavírus.

Para ele, a pena é uma declaração política. Ele diz ainda que é vítima de uma caçada às bruxas e que a promotoria é enviesada.

O ex-presidente é acusado de corrupção antes e durante sua gestão. Ele teria permitido que três empresários recebessem dinheiro de forma ilegal do Estado. Além disso, Zuma também é investigado pela negociação de um contrato de US$ 2 bilhões em armas, firmado quando ele era vice-presidente.

Condenação

Jacob Zuma foi condenado a 15 meses de prisão por desacato à Justiça, após se negar a comparecer a uma comissão anticorrupção, no final de junho.

O ex-presidente compareceu apenas uma vez diante da comissão e ignorou várias convocações posteriores. Ele alegava razões médicas ou que estava preparando sua defesa para outros casos.

Escândalos e renúncia

O sul-africano enfrenta várias acusações de fraude, corrupção e crime organizado, relacionados à compra em 1999 de equipamentos militares de cinco empresas europeias de armamento.

Na época, Zuma era vice-presidente do país. Posteriormente, ele presidiu a África do Sul entre 2009 e 2018 e renunciou em meio a uma série de escândalos (veja no vídeo abaixo).

Presidente da África do Sul, Jacob Zuma renuncia ao cargo

Ele só renunciou após ser forçado pelo seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), o mesmo de Nelson Mandela.

Vídeos: Os mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab