Haiti recebe doses de vacina contra a Covid-19 doadas dos EUA; país é o último da América Latina e Caribe a iniciar imunização

Por Rogerio Magno em 15/07/2021 às 17:27:53
Intenção da Casa Branca é enviar ainda mais doses ao país caribenho, que vive grave crise desde a morte do presidente Jovenel Moïse. Haiti é o último país da América Latina a receber vacinas contra Covid-19

O Haiti recebeu na quarta-feira (14) um lote com 500 mil doses da vacina da Moderna contra a Covid-19, em doação dos Estados Unidos. Em grave crise, agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moïse, o país caribenho é o último da América Latina e Caribe a receber imunizantes contra o coronavírus.

Fontes da Casa Branca disseram à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, que a expectativa é de que ainda mais doses de vacina sejam enviadas ao Haiti como forma de tentar aliviar a epidemia no país.

Caixas com a vacina da Moderna são preparadas para envio em um centro de distribuição no Mississippi, sul dos Estados Unidos, em dezembro de 2020

Paul Sancya, Pool/AP

Agentes da ONU em solo haitiano agora tentam garantir a logística para que as doses sejam utilizadas a tempo e não se percam. Uma delegação dos EUA também está no Haiti para avaliar a situação política após o assassinato de Moïse.

O Haiti registra mais de 19 mil casos de Covid-19 e 487 mortes pela doença desde o início da pandemia. Esse número pode ser bem maior, considerando a subnotificação.

Chefe de segurança presidencial é preso

Membros da polícia haitiana procuram evidências fora da residência presidencial em Porto Príncipe, em 7 de julho de 2021, onde o presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado a tiros na madrugada

Valerie Baeriswyl/AFP

Dimitri Hérard, chefe da segurança de Jovenel Moïse, o presidente assassinado do Haiti, foi detido nesta quinta-feira (15) em meio às investigações sobre os responsáveis pelo crime.

A informação foi revelada pelo jornal americano "The New York Times", que diz que a informação foi confirmada por pela porta-voz da Polícia Nacional do Haiti, Marie Michelle Verrier.

Até o momento, 21 pessoas foram detidas (18 colombianos e três haitianos, dos quais dois também têm nacionalidade americana) e três colombianos foram mortos pela polícia. Há cinco suspeitos foragidos, entre eles um ex-senador haitiano.

Haiti

Amanda Paes/G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab