Você viu? Bolsonaro internado, enchentes na Europa, prisão de DJ Ivis após agressão contra ex-mulher e CPI prorrogada por 90 dias

Por Rogerio Magno em 17/07/2021 às 05:34:47
Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 12 a 16 de julho. Jair Bolsonaro é internado após obstrução intestinal. Dias antes, a PF abriu inquérito para investigá-lo no caso Covaxin. A CPI da Covid entra em recesso e é prorrogada por mais 90 dias. Vídeo mostra que Pazuello negociou Coronavac com intermediários pelo triplo do preço. Enchentes matam mais de 120 na Europa. Em Cuba e na África do Sul, protestos tomam as ruas. Amazônia já emite mais gás carbônico do que absorve. Pela 1ª vez em 8 meses, a taxa de internação em UTIs de Covid fica abaixo de 90%. Congresso aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. Brasil tem alta de assassinatos em 2020 e o total de mortes causadas pela polícia tem recorde. Traficante Hello Kitty é morta em operação no RJ. Unidade do Burger King tem demissão em massa e viraliza. MJ Rodriguez faz história como 1ª atriz trans indicada ao Emmy. Bebê de 2 anos faz sucesso 'falando difícil'. Saiba como funciona a faloplastia. Enem 2021 tem menor número de inscritos desde 2007.

Newsletter do G1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail

Bolsonaro internado

Jair Bolsonaro posta foto caminhando nos corredores do hospital Villa Nova Star, na Zona Sul de SP, nesta sexta (16).

Reprodução/Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) precisou ser internado após exames apontarem quadro de obstrução intestinal. Ele foi levado para o hospital em Brasília na manhã de quarta-feira (14) devido a fortes dores abdominais, em meio a uma crise de soluços que persistia por dias. Bolsonaro foi transferido para um hospital particular em São Paulo, e médicos chegaram a avaliar a possibilidade de uma cirurgia de emergência, mas isso foi descartado inicialmente. Boletim médico do Hospital Vila Nova Star informou que ele receberia um "tratamento clínico conservador", sem intervenção cirúrgica. Até a noite de quinta-feira, o presidente seguia sem previsão de alta, porém a evolução de seu estado de saúde era considerado "satisfatória".

ENTENDA: veja perguntas e respostas sobre a internação de Bolsonaro

VÍDEO: presidente passou por 4 cirurgias relacionadas a facada em 2018

OBSTRUÇÃO INTESTINAL: quais são os sintomas? E os riscos? Como tratar?

Obstrução intestinal: entenda o quadro de saúde de Jair Bolsonaro

Presidente virou alvo da PF

Dias antes de ser internado, Bolsonaro virou alvo de inquérito da Polícia Federal, que vai apurar se ele prevaricou no caso da vacina Covaxin. A investigação tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado, e foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após pedido da Procuradoria-Geral da União. De acordo com a legislação, prevaricar consiste em "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". O funcionário do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, chefe do setor de importação da pasta, e o irmão dele, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), afirmaram à CPI da Covid ter avisado a Bolsonaro, em março, sobre suspeitas de corrupção na negociação para a compra da vacina Covaxin.

ENTENDA: Quais são as denúncias sobre compra da Covaxin e o que diz o governo

CPI prorrogada e em recesso

A CPI da Covid foi prorrogada nesta semana pelo prazo de mais 90 dias. Inicialmente, a comissão iria funcionar até 7 de agosto, em caso de recesso parlamentar, ou até 25 de julho se não houvesse interrupção dos trabalhos. Como o recesso no Legislativo foi confirmado, o colegiado criado para apurar falhas do governo federal na gestão da pandemia do novo coronavírus deverá ser retomado só em 3 de agosto. Nos últimos dias, foi ouvida a diretora da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, além de Cristiano Carvalho, representante da Davati.

Relembre todos os depoimentos até agora

Foi necessário mais de um dia para que a diretora da Precisa Emanuela Medrades falasse à comissão, o que adiou para agosto o depoimento do sócio da empresa, Francisco Maximiano. Na terça-feira (13), Medrades abusou do direito ao silêncio e se negou a responder às perguntas dos senadores, alegando 'exaustão'. Mas mudou de postura no dia seguinte e negou as supostas irregularidades nas negociações com o governo. Ela também contestou servidores da saúde, tentou desacreditar as denúncias dos irmãos Miranda e se apresentou como responsável pelas negociações. No entanto, recusou-se a mostrar o contrato da vacina investigado pela comissão.

Reverendo que negociou vacinas deixa de ir à CPI após apresentar atestado

PF investiga ameaças contra vice-presidente da CPI da Covid

O último depoimento antes do recesso foi o de Cristiano Carvalho, representante da Davati que negociou vacinas da Astrazeneca com o governo. Carvalho apontou uma disputa interna na pasta entre os grupos do coronel Élcio Franco e o ex-diretor Roberto Dias, que foi acusado pelo policial Luiz Dominghetti de ter pedido propina de 1 dólar adicional por dose.

Cristiano Carvalho disse à CPI que foi avisado por Dominghetti sobre um pedido de "comissionamento" na negociação de 400 milhões de doses da vacina. Segundo ele, 8 autoridades participaram da negociação, sendo 6 militares. Ainda que a Davati tenha mantido tratativas oficiais com o governo, a AstraZeneca nega ter qualquer intermediária no Brasil.

Pazuello

Em 11 de março, quando ainda era ministro da Saúde, o general Pazuello se reuniu com intermediários de uma empresa chamada World Brands que tentavam vender 30 milhões de doses da CoronaVac pelo triplo do preço. O encontro ocorreu fora da agenda oficial do ministro, e um vídeo obtido pela CPI e revelado em primeira mão pela "Folha de S.Paulo" mostrou os momentos finais da conversa (assista abaixo).

Dimas Covas diz que alertou 'várias vezes' Pazuello de que só Butantan representava Sinovac

Vídeo registrou momentos finais da reunião entre Pazuello e intermediários de vacina

Nas imagens, Pazuello diz ter assinado um “memorando de entendimento” para fechar o negócio. Segundo o ex-ministro, seria uma compra direta do governo chinês. O Ministério da Saúde, hoje chefiado por Marcelo Queiroga, diz desconhecer esse documento. O governo comprou a CoronaVac do Instituto Butantan, em uma negociação que Bolsonaro tentou atrapalhar, por US$ 10 a dose. Já o grupo recebido por Pazuello pedia US$ 28.

Então...

O encontro com os intermediadores contradiz uma fala de Pazuello à CPI, dois meses depois. Aos senadores da comissão, o ministro disse que não negociava vacinas. “Eu sou o dirigente máximo, o decisor. Não posso negociar com a empresa.”

Queda nas internações por Covid

Uma notícia positiva sobre a pandemia no Brasil: pela primeira vez em oito meses, nenhum estado brasileiro tem UTI de Covid com ocupação maior que 90%. O dado do Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz, se refere aos leitos para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e foi apresentado na quarta-feira (14). Pesquisadores veem uma nova fase da contaminação pelo novo coronavírus no país, com redução de mortes e internações entre grupos de risco e prioritários (como idosos e profissionais de saúde) após a vacinação. Segundo o estudo, o total de casos e de óbitos vem caindo há três semanas, cerca de 2% ao dia, mas ainda segue em patamar alto. A taxa de letalidade está em torno de 3%, percentual considerado elevado.

NOVAS VACINAS: Anvisa autoriza testes clínicos de mais 2 imunizantes contra Covid

AMAMENTAÇÃO X CORONAVÍRUS: leite materno não transmite Covid-19

???? Vacinação melhora, mas sofre com falta de doses ????

Mais de 15% da população brasileira já foi vacinada com as duas doses ou com a dose única da vacina contra a Covid-19. Ao todo, são quase 33 milhões de pessoas. Até esta quinta-feira (15), os que tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid chegavam a 87.060.421, o que corresponde a 41,11% da população. Apesar da melhora nos números, a vacinação ainda apresenta falhas. Nesta semana, 8 capitais suspenderam a aplicação da primeira dose do imunizante por falta de vacina. Também houve cidades com aplicação somente em grupos específicos ou apenas da segunda dose da vacina. Veja na reportagem as capitais que atrasaram a vacinação.

Cidades de MG que avançaram na vacinação contra Covid zeram internações e mortes

MAPA DA VACINAÇÃO: veja o ritmo da aplicação das doses por estado

2ª dose da AstraZeneca: entenda por que os riscos de febre ou dor são menores

Orçamento 2022

O Congresso Nacional aprovou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. O texto prevê a ampliação do fundo eleitoral para 5,7 bilhões, quase o triplo do registrado em 2018 e em 2020. Entre os pontos da LDO, destacam-se a manutenção das emendas parlamentares do relator, o reajuste salarial a servidores e a realização do Censo Demográfico em 2022. O texto segue para sanção. Veja aqui como votou cada senador.

Mortes e destruição por chuvas na Europa

VÍDEO: Imagens de drone mostram destruição causada por enchentes na Alemanha

As fortes chuvas que atingiram a Europa nos últimos dias causaram mais de 120 mortes até a manhã desta sexta-feira (16). Só na Alemanha, eram 103 mortos e 1,3 mil pessoas desaparecidas. O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, culpou as mudanças climáticas pelos temporais. Na Bélgica, eram 18 pessoas mortas e 19 desaparecidas. Também houve chuva forte, mas de menor intensidade, em Luxemburgo, Holanda, França, Suíça e Luxemburgo.

ANTES E DEPOIS: veja área afetada por inundações na Alemanha

VÍDEO: drone registra imagens de ruas alagadas após temporal na Bélgica

FOTOS: ruas inundadas, carros submersos, entulho levado pela água

BRASILEIRA NA ALEMANHA: 'Sirenes a madrugada toda'

ESPECIALISTAS: chuvas podem ter relação com aquecimento global

Na América do Norte, calor extremo

Enquanto europeus lidam com chuvas intensas, na América do Norte uma onda de calor que atinge parte dos Estados Unidos e do Canadá fez temperaturas ultrapassarem os 47 ºC. Estradas precisaram ser fechadas, o tráfego ferroviário foi limitado e houve ordens para que famílias se retirem de suas casas. No Canadá, o governo anunciou medidas emergenciais para prevenir o fogo que se espalhou por incêndios florestais na áreas mais quentes. Em uma praia canadense, moluscos foram "cozidos vivos" devido ao calor intenso.

Por que calor recorde no hemisfério norte indica que algo pior está por vir

Praia do Canadá com moluscos mortos após onda de calor no fim de junho de 2021

Chek News/Reuters

E Amazônia emite mais CO2 do que absorve

A floresta amazônica já emite mais gás carbônico do que consegue absorver. O fenômeno estudado pelo Inpe e publicado na Revista Nature é resultado do desmatamento e de outras formas de degradação do bioma. O efeito, segundo especialistas entrevistados por Renata Lo Prete no último episódio de O Assunto, pode custar muito caro ao Brasil no cenário internacional.

Protestos em Cuba

Os cubanos saíram às ruas na última semana com gritos por "liberdade" e "pátria livre", na maior onda de manifestações da história recente do país. A ilha comunista, comandada por um único partido num regime autoritário há seis décadas, sofre com a disparada de contágios de Covid-19 e com a crise econômica gerada pela pandemia. O cenário é de queda no turismo, uma das principais atividades econômicas de Cuba, e falta de itens básicos de alimentação, escassez de vacina, inflação e apagões. (Veja vídeo abaixo.)

Após as mobilizações populares convocadas pela internet, o governo chegou a bloquear o acesso à rede e a cortar linhas telefônicas. Houve prisões de ativistas e jornalistas, e confronto entre manifestantes e policiais, com ao menos uma morte, segundo a imprensa oficial. A ONU pediu a libertação dos presos. O governo cubano, que atribuiu os protestos a setores ligados aos Estados Unidos interessados em desestabilizar o país, decidiu suspender taxas e restrições à importação de alimentos, remédios e produtos de higiene pessoal por viajantes que cheguem à ilha. Pressionado, o presidente Miguel Días-Canel admitiu que o governo tem que "aprender" com os protestos.

Youtuber cubana detida durante entrevista ao vivo é liberada

Por que parte dos cubanos continua a apoiar governo

VÍDEO: 3 pontos para entender os protestos em Cuba

Na África do Sul, mais protestos e violência

Na África do Sul, uma onda de protestos e violência se espalhou pelas ruas após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma. Ele é considerado herói por ter lutado contra o apartheid junto com Nelson Mandela, mas foi preso após ser investigado por escândalos de corrupção e se negar a comparecer a uma comissão da Justiça. As manifestações foram marcadas por saques e incêndio a veículos. Houve confrontos com a polícia, e comércios fecharam as portas. Mais de 70 pessoas morreram e mais de 1 mil foram detidas. Há locais com falta de abastecimento em mercados e com transporte público sem circulação. Os atos prejudicam a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país africano.

VÍDEO: por que a África do Sul vive onda de violência

Em incêndio, criança é jogada de prédio

Em meio à violência no país africano, uma imagem chamou a atenção nesta semana. Uma mãe precisou jogar seu bebê de um prédio em chamas na cidade de Durban. A mulher e a criança foram resgatada. O incêndio teria sido causado por saqueadores. Veja o vídeo abaixo:

VÍDEO: Mãe joga bebê de prédio em chamas na África do Sul

DJ Ivis preso

O produtor musical Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, foi preso na quarta-feira (14), no Ceará, após serem divulgados os vídeos de câmeras de segurança que registraram agressões cometidas por ele contra a ex-mulher, Pamella Holanda. A própria vítima divulgou as filmagens, que mostram ela apanhando na frente da filha, de nove meses, da mãe dela, e de um funcionário do agressor. Segundo Pamella, Ivis a agrediu por amamentar a filha enquanto estava com Covid - o que ela contou ter feito com orientação médica.

'Travei', diz funcionário de DJ Ivis que presenciou agressões sem interferir

'Convite ao valentão': Lutadora Cris Cyborg desafia DJ Ivis para luta

Sertanejas lançam música sobre violência contra mulher após caso Ivis

Ex-mulher de DJ Ivis publica vídeo sendo agredida pelo artista em apartamento de Fortaleza

Ivis era produtor de Xand Avião, do grupo Aviões do Forró. Neste ano, ele se lançou como artista e conseguiu sucesso nacional com músicas como "Volta Bebê, Volta Neném" e "Esquema Preferido". Depois dos vídeos com as agressões, o DJ foi demitido por sua produtora. Ele também teve suas músicas retiradas da programação de rádios cearenses e vídeos excluídos do YouTube. Cantores e gravadoras anunciaram o fim de parcerias com o DJ agressor.

Retrato da violência no Brasil

O Brasil teve em 2020 aumento das mortes violentas, que chegaram a 50 mil; crescimento das mortes provocadas por policiais, que bateram recorde ao atingir 6,4 mil; e alta de assassinatos e agressões contra população LGBTQIA+ e de feminicídios. Também houve aumento do número de registros de armas nas mãos de civis, que dobrou em três anos. Por outro lado, caíram os crimes patrimoniais, como roubos. Os dados são do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Veja os dados completos.

Stalking: mulheres são maiorias das vítimas de perseguição eletrônica. Saiba como denunciar

Morte de Hello Kitty

Rayane Nazareth Cardozo canta em templo envangélico à esquerda. Atualmente, conhecida como Hello Kitty, gerencia o tráfico de drogas em comunidade de Sâo Gonçalo.

Reprodução

Uma das criminosas mais procuradas do Rio foi morta na sexta (16) em uma operação da PM. Rayane Nazareth Cardozo da Silveira, a Hello Kitty, de 20 anos, e outros três suspeitos morreram em confronto no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A região era dominada pelo traficante Vinte Anos, o pai de Hello Kitty, que também morreu na operação.

Antes de gerenciar o tráfico de drogas em São Gonçalo, Rayane frequentava a igreja evangélica, onde chegou a cantar. Ela entrou na mira da polícia em 2018, depois de ser apontada por diferentes vítimas de roubos em Niterói. No ano seguinte, já chamava atenção da polícia pela atuação no tráfico. Hello Kitty gostava de ostentar o uso de armas em redes sociais.

Demissão no Burger King

Foto registrada no dia 13 de julho em frente a uma loja da rede Burguer King em Nebraska (EUA) mostra recado dos funcionários, que pediram demissão em massa: 'todos nós desistimos'

Reprodução/Facebook

“Todos nós nos demitimos. Desculpe a inconveniência”. Foi com esse recado no letreiro do Burger King que funcionários da cidade de Lincoln, Nebraska, nos Estados Unidos, se despediram da rede de fast food e viralizaram na última semana. A sobrecarga e condições precárias de trabalho teriam levado os funcionários ao pedido de demissão em massa. Um porta-voz da rede se manifestou, afirmando que a loja em que ocorreu o incidente "não atua de acordo com os valores da marca".

Atriz trans indicada ao Emmy

Mj Rodriguez em cena de 'Pose'

Eric Liebowitz/FX via AP

Mj Rodriguez, atriz que interpreta Blanca Evangelista na série "Pose", se tornou a 1ª mulher trans indicada ao Emmy na categoria principal de atuação. O prêmio, principal da TV norte-americana, será disputado com Uzo Aduba, Olivia Colman e Emma Corrin, Elisabeth Moss e Jurnee Smollett. Veja a lista dos indicados.

A bebê que 'fala difícil'

Conheça Alice, a menina de 2 anos que vive em Londres e 'fala difícil"

Oftalmologista. Tiranossauro Rex. Proparoxítona. Propositalmente. É difícil acreditar que essas palavras possam ser pronunciadas por uma criança de 2 anos, mas foi por essa façanha que a pequena Alice viralizou nas redes sociais. A menina vive em Londres com a mãe Morgana Secco, que filmou o talento da filha. Na sexta-feira (16) Alice deu um show de fofura em entrevista à Globonews. Veja acima.

Cirurgia de aumento de pênis

Nesta semana o sertanejo Tiago, da dupla com Hugo, revelou ao G1 que se submeteu a uma faloplastia – cirurgia de aumento peniano – e despertou o interesse da web pelos detalhes da operação. 48 horas depois de acordar da anestesia geral, o cantor disse que percebeu "um resultado visível". Veja, no vídeo abaixo, como é feito o procedimento.

Entenda o que é a faloplastia, cirurgia no pênis pela qual passou o cantor Tiago

Enem 2021

Desde 2007, o Exame Nacional do Ensino Médio não tinha um índice de inscritos tão baixo. Com um pouco mais de 4 milhões de candidatos, a quantidade de inscritos em 2021 é 34% menor em relação ao ano passado e pode cair ainda mais: sem a taxa de R$ 85 – que deve ser paga até segunda (19) por quem não conseguiu isenção – as inscrições não são concluídas. A dificuldade financeira e falta de adaptação às aulas online foram os motivos que pesaram na desistência de Arthur Carvalho, de 20 anos. Em entrevista ao G1, o jovem contou que adiou o sonho de prestar psicologia por se sentir menos preparado para a prova.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab