Astrônomo amador descobre pequena lua ao redor de Júpiter

Por Rogerio Magno em 20/07/2021 às 16:18:55

Júpiter pode ter dezenas ou mesmo centenas de luas desconhecidas orbitando ao seu redor. Uma delas, no entanto, já não é mais segredo: um astrônomo amador a descobriu depois de se debruçar sobre as imagens de um antigo telescópio

Astrônomo amador descobre lua de Júpiter. O planeta tem dezenas ou até centenas desses satélites ainda obscuros. Imagem: Vadim Sadovski – Shutterstock

“Tenho orgulho de dizer que esta é a primeira lua planetária descoberta por um astrônomo amador” , disse o pesquisador lunar Kai Ly, em um artigo publicado na Sky and Telescope que detalha a descoberta.

O enorme planeta tem um campo gravitacional substancial que lhe permite capturar detritos espaciais em sua órbita. Atualmente, Júpiter hospeda pelo menos 79 luas, e o número continua a crescer. A mais recente, descoberta por Ly, é a última adição ao catálogo da Nasa do grupo Carme, uma família de satélites jupiterianos que têm órbitas e aparência semelhantes, razão pela qual se acredita que tenham uma origem comum.

Com um raio médio de 23 km, Carme é o maior membro do grupo que leva seu nome. Eles orbitam na direção oposta à rotação de Júpiter – um fenômeno chamado retrógrado – e em uma inclinação extrema em relação ao plano orbital do planeta gigante, de acordo com a Nasa.

Carme é a rocha-mãe da lua descoberta pelo astrônomo amador, e também dos outros 22 membros conhecidos do grupo. Os astrônomos acham que Carme foi um asteróide capturado pela gravidade de Júpiter e que seu grupo são os pedaços que se desprenderam após uma colisão cósmica.

Descoberta da nova lua de Júpiter foi com base em imagens coletadas há 18 anos

Ly fez sua descoberta olhando online para um conjunto de dados de 2003 que tinha sido coletado por pesquisadores da Universidade do Havaí usando o telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT), de 3,6 metros.

Ele dedicou atenção especial às imagens coletadas em fevereiro daquele ano, quando as luas estavam aparentemente mais brilhantes. Isso foi causado por um fenômeno conhecido como oposição, quando o Sol e um determinado planeta aparecem em partes opostas do céu da Terra.

Nosso planeta estava situado no meio de uma linha entre o Sol e Júpiter em fevereiro de 2003, permitindo que os astrônomos da Terra vissem claramente o sistema de Júpiter iluminado pela estrela.

De acordo com a Space.com, Ly usou observações de outro telescópio chamado Subaru para estabelecer o arco de 22 dias do objeto, que mostrou que a lua candidata provavelmente estava ligada à gravidade de Júpiter.

Essa linha de base permitiu que eles encontrassem e confirmassem a existência da lua também com outros conjuntos de dados.

Nome oficial da nova lua deve terminar com “e”

No estudo, Ly descreveu a emocionante descoberta da lua, designada EJc0061, como “um hobby de verão antes de eu voltar para a escola”.

Quando o satélite receber um nome formal, provavelmente terminará com a letra e, como Carme. Isso porque, quando oficiais da Nasa explicaram o apelido de Carme, eles disseram que “um nome terminado em "e" foi escolhido de acordo com a política da União Astronômica Internacional para designar luas externas com órbitas retrógradas”.