Moraes prorroga novamente por mais 90 dias inquérito que apura se Bolsonaro interferiu na PF

Por Rogério Magno em 20/07/2021 às 19:19:25

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 18.mai.2017

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou nesta terça-feira (20), por mais 90 dias, o inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na PF (PolĂ­cia Federal). A investigação seria encerrada na próxima terça-feira (27).

Aberto a pedido da PGR (Procuradoria Geral da RepĂșblica), o inquérito investiga declarações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Quando deixou a pasta, em abril do ano passado, Moro disse que Bolsonaro cobrou a troca do chefe da PF do Rio de Janeiro para blindar investigações de aliados.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 dias, contados a partir do encerramento do prazo final anterior (27 de julho), o presente inquérito", diz o despacho.

A apuração começou em 27 de abril de 2020. A Ășltima prorrogação da investigação foi determinada por Moraes em abril deste ano. Ao sair do governo, Moro disse que o presidente teria cometido crime de responsabilidade e de falsidade ideológica.

"O presidente me disse mais de uma vez, expressamente, que queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações, que ele pudesse colher relatórios de inteligĂȘncia, seja o diretor, seja superintendente? E, realmente, não é o papel da PolĂ­cia Federal prestar esse tipo de informação", afirmou o ex-ministro.

O inquérito

Bolsonaro nega a acusação. Fez um pronunciamento em sua defesa no PalĂĄcio do Planalto, acompanhado de ministros e apoiadores.

Depois de ser intimado, em 26 de dezembro de 2020, o presidente informou ao Supremo, por meio da AGU (Advocacia Geral da União), que não iria prestar depoimento no inquérito.

O governo tentava autorização para que o presidente pudesse apresentar depoimento por escrito, em vez de comparecer presencialmente, como havia determinado o ministro aposentado Celso de Mello, que era relator do processo.

Em 3 de dezembro, o procurador-geral da RepĂșblica, Augusto Aras, defendeu que Bolsonaro tem direito de desistir do depoimento. Com a aposentadoria de Celso, o ministro Alexandre de Moraes assumiu o processo, e negou o pedido do presidente.

Disse que o devido processo legal obriga o Supremo a decidir 1Âș quando seria o depoimento de Bolsonaro. O presidente teve o direito de marcar a data, mas limitou-se a dizer que não irĂĄ depor.

Poder 360

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab