No Rio Grande do Norte, quase metade dos analfabetos tem 60 anos ou mais

Por Rogério Magno em 15/07/2020 às 17:06:11
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, apresentam panorama da educação no estado. O Rio Grande do Norte tem 372 mil pessoas analfabetas. Desse total, 184 mil têm idade de 60 anos ou mais, o que representa quase metade dos analfabetos do estado. Os números foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (15) e fazem parte do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

A concentração de analfabetos na faixa mais idosa da população é uma característica nacional, de acordo com o IBGE. Dos 11 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever, 6 milhões têm pelo menos 60 anos de idade.

O percentual de analfabetos no Rio Grande do Norte diminuiu 5,6 pontos percentuais entre as pessoas acima de 60 anos entre 2016 e 2019, chegando a 33% do total da população nessa faixa. Essa redução nem sempre é resultado de uma política pública, como aponta a PNAD Contínua. "Os analfabetos continuam concentrados entre os mais velhos e mudanças na taxa de analfabetismo para esse grupo se dão, em grande parte, devido às questões demográficas como, por exemplo, o envelhecimento da população alfabetizada", diz a publicação.

Em relação a outros estados do Nordeste, o RN tem a segunda menor taxa de analfabetismo desta faixa etária (veja quadro abaixo).

Taxa de Analfabetismo no Nordeste

Divulgação/IBGE

No recorte por cor ou raça, o analfabetismo no RN diminuiu entre pessoas brancas com mais de 60 anos de idade. Em 2016, a taxa era de 33,5% e passou para 23,7% em 2019. A taxa entre pessoas pretas e pardas manteve-se estável em 39% nesse período.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab