RN tem maior taxa de escolarização entre jovens de 15 e 17 anos do Nordeste

Por Rogério Magno em 15/07/2020 às 18:37:19
Dados estão no módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE. Proporção é a quinta maior do Brasil

Divulgação

O Rio Grande do Norte tem uma taxa de escolarização entre adolescentes de 15 a 17 anos de idade de 93,3% - a maior proporção do Nordeste e a quinta maior do Brasil. O dado está no módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo o IBGE, isso significa que 135 mil adolescentes potiguares dessa faixa de idade estão na escola. A proporção é superior, inclusive, à média do Brasil, que é de 89,2%.

Além disso, o relatório indica que a proporção de estudantes nessa faixa de idade que estão na etapa de ensino ideal também subiu no Rio Grande do Norte: foram 62,4% registrados em 2019. No ano anterior, essa proporção era de 55,5%.

"Elevar o nível de escolarização até a conclusão do ensino médio ainda parece ser um desafio. É fundamental que se encontre formas de tornar a educação mais atrativa e formas de se possibilitar que o jovem concilie os estudos com o trabalho nas idades mais elevadas ", comentou a analista da pesquisa Adriana Beringuy.

Taxa de escolarização entre 15 e 17 anos

IBGE

Ensino superior completo

A taxa de pessoas acima de 25 que concluíram o ensino superior no RN é de 15%, maior que a média do Nordeste, que é de 12%. Apesar, o dado ainda fica abaixo proporcionalmente da média nacional, que é de 17,4%.

Essa média é elevada principalmente em Natal e na região metropolitana, onde as proporções são de 25,8% e de 24%.

A taxa de pessoas pretas e pardas acima dos 25 anos com ensino superior completo também subiu. Em 2019, o número era de 11,6%, num total de 167 mil pessoas. Em 2018, essa proporção era de 9,7%.

Terceira maior taxa do ensino infantil

O Rio Grande do Norte tem a terceira maior taxa de escolarização das crianças de 0 a 5 anos em todo o Brasil. Segundo o IBGE, 59,4% das crianças nessa faixa etária frequentavam escola ou creche em 2019. A média é menor apenas que em São Paulo (65,1%) e Santa Catarina (67,1%).

A taxa nacional é de 55,6% e o RN é o único estado do Nordeste a ter uma proporção acima da média regional.

Anos de estudo da população adulta

O número médio de anos de estudo da população adulta do RN é de 8,5 anos, abaixo da média nacional, que é de 9,4 anos. O número considerado ideal é de 11 anos, média que apenas o Distrito Federal alcançou, com 11,5 anos.

A taxa de escolaridade da população adulta representa um parâmetro internacional para avaliar o acesso à educação em determinado território. "Idealmente as pessoas de 25 anos ou mais de idade deveriam ter atingido, no mínimo, o nível de escolaridade correspondente ao ensino médio completo, ou seja, média de 11 anos de estudo", explica o IBGE.

Já entra a população com ensino médio completo no RN, 26,9% da população de 25 anos ou mais completaram esse nível. No Brasil, a média é 31,4%. O índice potiguar é o quarto mais baixo do país, à frente de Paraíba (24%), Alagoas (23,2%) e Piauí (22,9%).

No município de Natal, o índice é mais elevado, 32,5%, mesmo assim, representa um dos menores entre as capitais. Somente Campo Grande (32,4%), Rio Branco (31,6%) e Maceió (30,6%) apresentaram níveis abaixo da capital potiguar.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab