Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciência&Espaço

Módulo Pirs é removido da Estação Espacial Internacional


Pirs deveria ficar em operação até 2006, quando seria substituído por um módulo multifuncional chamado Universal Docking Module (UDM). Entretanto, restrições orçamentárias no programa espacial russo forçaram o cancelamento do UDM.

Como alternativa um backup do módulo Zarya, um dos componentes do lado russo da ISS, foi modificado e transformado no laboratório multiuso Nauka, lançado ao espaço na última quarta-feira (21), e que deve ser acoplado à ISS nesta quinta-feira (29).

Leia mais:

Mais espaço na ISS

Pesando 22 toneladas o Nauka (que significa “ciência” em Russo), oficialmente chamado Multipurpose Laboratory Module (MLM), será a maior “sala” da ISS. Com 13 metros de comprimento e 4,3 metros de diâmetro, o módulo abrigará um laboratório de pesquisa e também uma “cama” extra para um cosmonauta, além de um banheiro, um sistema de regeneração de oxigênio e equipamento para reciclagem de urina e produção de água.

Módulo Nauka, no centro da imagem, sendo preparado para montagem no foguete Proton-M antes do lançamento. Imagem: Roscosmos.

Ele também inclui um novo braço robótico chamado European Robotic Arm (ERA), que será usado para manipulação de equipamentos e experimentos no exterior do lado russo da estação, complementando o já existente Canadarm 2 no lado norte-americano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Olhar Digital

Ciência E Espaço Ciência&Espaço Estação Espacial Internacional Exploração Espacial ISS Nasa Nauka Roscosmos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!