TerraBit Tec

Módulo Pirs é removido da Estação Espacial Internacional

Por Rogerio Magno em 26/07/2021 às 10:39:53

Pirs deveria ficar em operação até 2006, quando seria substituído por um módulo multifuncional chamado Universal Docking Module (UDM). Entretanto, restrições orçamentárias no programa espacial russo forçaram o cancelamento do UDM.

Como alternativa um backup do módulo Zarya, um dos componentes do lado russo da ISS, foi modificado e transformado no laboratório multiuso Nauka, lançado ao espaço na última quarta-feira (21), e que deve ser acoplado à ISS nesta quinta-feira (29).

Leia mais:

Mais espaço na ISS

Pesando 22 toneladas o Nauka (que significa “ciência” em Russo), oficialmente chamado Multipurpose Laboratory Module (MLM), será a maior “sala” da ISS. Com 13 metros de comprimento e 4,3 metros de diâmetro, o módulo abrigará um laboratório de pesquisa e também uma “cama” extra para um cosmonauta, além de um banheiro, um sistema de regeneração de oxigênio e equipamento para reciclagem de urina e produção de água.

Módulo Nauka, no centro da imagem, sendo preparado para montagem no foguete Proton-M antes do lançamento. Imagem: Roscosmos.

Ele também inclui um novo braço robótico chamado European Robotic Arm (ERA), que será usado para manipulação de equipamentos e experimentos no exterior do lado russo da estação, complementando o já existente Canadarm 2 no lado norte-americano.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Jota Edilson

Comentários