Sismógrafos registram tremores no interior do RN e mais uma vez na plataforma continental

Por Rogério Magno em 27/07/2021 às 15:17:58

Análise do período entre 14 de julho e 26 de julho de 2021. Foto: Divulgação

O Laboratório Sismológico da UFRN, nesta segunda-feira (26), disponibilizou o histórico de sismicidade da região do município de Caraúbas, no estado do Rio Grande do Norte, do período entre 14 de julho a 26 de julho de 2021, totalizando 46 tremores de terra, sendo todos eles de baixa magnitude (inferiores a 1.0 mR). Apenas no dia 18 de julho, 10 tremores de terra foram registrados pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis/UFRN. No dia 14 deste mês, o Laboratório Sismológico da UFRN, juntamente com a Prefeitura do município de Caraúbas, e a Defesa Civil municipal, instalou uma estação sismográfica no município. O objetivo da ação é estudar e mapear a atividade sísmica recente que vem ocorrendo na região. A prefeitura contribuiu com a infraestrutura local (instalação física no local), assim como a segurança do local e o fornecimento da conexão, para que o LabSis consiga, em tempo real, analisar mais rapidamente os eventos que venham a ocorrer na região. No mês de junho, no dia 22, Eduardo Menezes, técnico do LabSis, também instalou outra estação sismográfica no município de João Câmara, também no Rio Grande do Norte.

Novo tremor registrado na plataforma continental

Localizações epicentrais simbolizadas pelas estrelas vermelhas no mapa

Após o primeiro evento, que ocorreu às 13h28 UTC, de magnitude preliminar 2.7 mR, na Plataforma Continental, o Laboratório Sismológico registrou mais um evento, desta vez às 19h52 UTC, de magnitude preliminar 3.1 mR. No último domingo (25), dez eventos foram registrados na região litorânea do estado do Rio Grande do Norte, destacando o evento de magnitude 3.5 mR, que ocorreu às 03h28 UTC, e foi sentido pela população de diversas cidades do estado, incluindo a capital. Até o momento desta publicação não há informações de que pessoas tenham sentido os tremores dessa segunda-feira (26).

O LabSis permanece monitorando e divulgando toda a atividade sísmica que ocorra na região do estado do Rio Grande do Norte em tempo real.

Com LabSis

Fonte: Blog do BG

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab