Cientistas estudam como "diminuir a libido" de baratas e fazê-las não se reproduzir; entenda como

Por Rogerio Magno em 28/07/2021 às 06:20:24

Entre essas moléculas, estão hidrocarbonetos oleosos, que além de ativar a libido do sexo oposto, também têm a função de evitar que as baratas sequem. Entre esses hidrocarbonetos, está um chamado 3,11-DimetilC29, a abundância desse composto é um dos fatores que diferenciam os insetos machos das fêmeas, que é quimicamente convertido em um feromônio sexual feminino.

Quando uma barata macho sente esse feromônio, ele levanta suas asas e expõe uma glândula rica em nutrientes, nesse momento, eles fazem uma troca, enquanto a fêmea se alimenta com os nutrientes presentes nessa glândula, o macho copula com ela. Esse processo é que vai gerar os ovos e, posteriormente, novas baratas.

Diminuindo a libido

Barata-Alemã
Pesquisadores conseguiram bloquear uma enzima que fazia as fêmeas mais atraentes. Crédito: Erik Karits/iStock

Para entender melhor o funcionamento da síntese do 3,11-DimetilC29 nas baratas, os pesquisadores bloquearam uma enzima específica dessas moléculas usando um método chamado interferência de RNA. Após derrubarem essa enzima, que foi denominada como BgElo12, a libido das baratas caiu bastante e os machos se sentiram menos atraídos pelas fêmeas afetadas.

Leia mais:

“A identificação desta via que regula os feromônios de contato feminino é valiosa”, disse o autor principal do estudo, Tong-Xian Liu. “Isso enriquece nossa compreensão geral da regulação do comportamento sexual dos insetos. Além disso, a elucidação desta via chave na barata em particular pode levar a uma melhores maneiras de controlar a reprodução desta praga”, completou o pesquisador.

Com informações da Phys

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: Olhar Digital

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab