Lei extingue diferenciação por sexo para entrada de praças e oficiais na Polícia Militar do RN

Por Rogério Magno em 28/07/2021 às 10:51:29
As mais de 13 mil vagas na corporação poderão ser preenchidas por homens e mulheres, nos próximos concursos. Policiais militares femininas em formatura do curso de praças da PM no Rio Grande do Norte

Elisa Elsie

Uma lei publicada nesta quarta-feira (28) muda a organização dos cargos da Polícia Militar no Rio Grande do Norte e extingue a diferenciação por sexo para entrada de soldados e oficiais na corporação.

A lei complementar nº 683 define que a corporação tem 13.466 cargos de policiais militares e extingue, por exemplo, os quadros de oficiais e de praças femininos, que tinham as únicas vagas que poderiam ser disputadas por mulheres - além do quadro de especialistas.

Ao todo, são 747 cargos de oficiais e 12.719 de praças, que poderão ser preenchidos por homens ou mulheres, independentemente de sexo.

O tema gerou polêmica durante o concurso da Polícia Militar realizado pelo governo do estado em 2019.

O edital previa 938 vagas para homens e 62 para mulheres - o que significava que as candidatas mulheres só podiam concorrer a 6,2% das vagas. Candidatas com notas mais altas que candidatos homens chegaram a fazer um protesto.

Ao fim do processo seletivo foram aprovadas 1339 pessoas, sendo 1070 homens e 268 mulheres. Diante de protestos, e após Termo de Ajustamento de Conduta, o governo convocou mais mulheres que o previsto para o curso de formação.

A nova lei também extinguiu os quadros de oficiais e praças especialistas, e criou o quadro de músicos.

Fonte: G1.RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab